Como calcular custo de uma construção

Entenda Antes! Dicas da Arquitetura Bruna Alvim

Essa é uma pergunta que percorre na mente de todos que estão pensando em iniciar uma obra.

Para que não tenhamos muitas surpresas no decorrer na obra, o ideal é sempre planejar e pesquisar. Os gastos com a construção diferem devido aos materiais utilizados, a mão de obra e o sistema construtivo adotado.

Veja tambémFormas de Financiamentos de imóveis. Entenda Antes!

Afinal, quanto custa construir?

Para se ter o valor mais próximo ou exato é importante estar com o projeto em mãos. Por isso, antes de colocar a mão na massa, procure um profissional para orientá-lo. Ele fará um orçamento de todo material para obra, e assim, evitará que as coisas fujam do controle, ou melhor, do seu bolso.

Você sabia que o valor do projeto e sua aprovação variam de 3 a 5% do valor da obra? Além disso, você terá certeza da comodidade e da responsabilidade de uma obra bem feita.

Pensando em estimativas de custos, o Entenda Antes quer que você fique por dentro e tenha uma perspectiva do quanto irá gastar em cada etapa da obra.

Veja também: Como preparar o terreno para começar a obra? Entenda Antes!!

Atualmente, o mais comum é calcular o custo da obra por metro quadrado (m²), e esse valor varia de região para região. O preço estimado para a mão de obra fica entre 250 a 500 reais por m², dependendo dos profissionais que escolher para realizar a obra.

Já o valor estimado para a construção, incluindo os materiais utilizados variam de R$900,00 a R$2.000,00 o m², tudo depende da qualidade dos materiais e da duração da obra.

De acordo com o site do IBGE, atualizado em março de 2018, o custo médio para a obra em cada região não considerando a desoneração da folha de pagamento de empresas do setor da construção civil:

Veja também: Documentação para construção, tudo o que você precisa saber. Entenda Antes!

Outra forma que permite a utilização de referências dos preços e custos na hora do orçamento é a tabela do SINAPI. 

Para quem não conhece, O Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), juntamente com o IBGE, é responsável pela coleta de dados, ou seja, pesquisa o preço de materiais e equipamentos de construção em cada localidade.

SINAPI você encontra no site da Caixa Econômica Federal, no link: Acesse aqui.

Lá podemos encontrar dados como: relatórios de insumos e composições, encargos sociais, banco de insumos, banco de composições, consulta pública de Habitação, Fundação e estruturas; Instalações Hidrossanitárias e Elétricas; Saneamento e infraestrutura urbana.

Existem questões que podem influenciar no preço final de uma casa, sejam elas, o terreno (se é plano, em aclive ou declive) caso tenha necessidade de aterrar ou fazer um corte, a metragem da construção, materiais e outros fatores. Por isso, não deixe de fazer uma estimativa de preços e de quanto consegue pagar por mês, isso também afeta na agilidade da obra.

Outra forma de fazer uma estimativa de preços é acessar o site www.cub.org.br, la você encontrará informações sobre o Custo Unitário Básico de Construção (CUB/m²) em vários Estados.

Este site foi desenvolvido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com a participação efetiva de mais de 20 Sinduscons de todo o país.

CUB/m² reflete o custo básico de uma construção, tendo em sua composição custos relativos a materiais de construção, mão de obra, despesas administrativas e aluguel de equipamentos.


O ideal é você procurar um profissional para realizar essa tarefa de levantamentos de preços e orçamentos, para não se surpreender durante a obra. O Entenda Antes pode te ajudar a encontrar profissionais, te poupando tempo de busca e agilizando no processo de escolha do profissional.  Para solicitar um orçamento clique aqui.

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos e vamos juntos ajudar quem está em dúvida. Entenda Antes de construir!

Entenda Antes é uma Startup paranaense que tem a missão de ajudar quem está construindo, reformando ou decorando. Auxiliamos pessoas a realizar sonhos fazendo o melhor negócio, seja com dicas, ideias ou até mesmo em encontrar profissionais, produtos e lojas.

“Somos colecionadores de sonhos realizados!” 

Entenda Antes de fazer! 😉

www.entendaantes.com.br

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.