Construir ou comprar, qual a melhor opção? Entenda Antes!

Construir ou comprar o imóvel, veja a melhor opção. Entenda Antes!

Quem aqui não sonha com o imóvel próprio?

Então, com muito planejamento e economias chegou a hora de realizar o tão desejado sonho da casa própria, e aí você se pergunta, o que devo fazer, construir ou comprar?

O fato é que não existe uma opção melhor do que a outra, o que você precisa é conhecer todos os aspectos que envolvem a questão para decidir corretamente qual escolha será mais apropriada para você!

Por isso listamos aqui as diferenças e as vantagens entre construir ou comprar um imóvel, acompanhe esse artigo e reflita sobre sua situação.

Construir o imóvel do zero

Bom investimento

Tanto construir ou comprar, sempre será um bom investimento. Porém algumas das vantagens de se construir são: a casa será nova, assim, te poupando de gastos com manutenção por um bom tempo.

Ao construir do zero, você estará agregando valor ao seu patrimônio, com tudo ocorrendo bem na construção, terá com a certeza de valorização imediata da obra.

Caso for negociar o imóvel, terá a certeza de poder negociar por uma quantia consideravelmente maior do que aquela que foi investida.

Sempre é bom ter a segurança de saber que seu bem será valorizado e que seu dinheiro foi aplicado em algo de retorno garantido.

Economia ao construir

Uma construção pode haver diversos fatores que irão influenciar nos gastos.

A maneira mais eficaz de economizar é contratar um bom arquiteto ou engenheiro para gerenciar a obra, e manter um bom planejamento com cronograma de execução.

Esse planejamento juntamente com o cronograma irá evitar imprevistos ou necessidades de refazer determinado trabalho.

Isso acontece muito em obras sem gerenciamento e é um grande fator de gastos desnecessários.

Também é importante definir um orçamento e deixar o profissional ciente, dessa forma irão escolher os materiais que se encaixem dentro deste orçamento pré-definido.

Você também pode aproveitar ofertas de produtos e priorizar os itens mais importante para sua obra.

O gasto maior ao construir, são os acabamentos, mas isso pode sair muito mais barato se você tiver tempo e paciência para procurar. Faça orçamentos, busque oportunidades na internet, vasculhe preços e qualidade.

Personalização

Outra vantagem que faz com que as pessoas optem em se aventurar na construção é a possibilidade de personalização do imóvel.

Ao contratar um arquiteto, você poderá conversar e explicar tudo o que precisa e gostaria que tivesse em seu imóvel, assim você terá uma construção que atenda com perfeição as suas necessidades pessoais e da sua família.

Dessa forma você pode investir naquilo que mais lhe agrada, como: em uma sala maior para receber os amigos ou então em uma cozinha gourmet para acomodar toda a família. Para quem gosta de cachorros, um quintal amplo ou um canil é uma ótima ideia.

Sem falar que você poderá escolher os detalhes da fachada como sempre sonhou, um estilo mais contemporâneo, um telhado bem trabalhado ou uma forma mais rústica, a escolha é sua!

Qualidade ao construir

Outra vantagem de se construir é a qualidade do imóvel, você irá escolher os materiais e participará de todas as etapas do projeto, averiguando todo o processo.

Assim podendo modificar o que não está gostando e também cobrar mais dos profissionais envolvidos, garantindo que tudo saia como você idealizou para sua própria casa.

Se você não tiver experiência com construção, vale ressaltar que um arquiteto ou engenheiro irá garantir tal qualidade.

Alguns pontos simples podem fazer total diferença, uma impermeabilização bem feita das paredes, um ralo com cifão, um sistema hidráulico bem planejado, entre outros pontos que evitarão dores de cabeça no futuro.

Comprar o imóvel pronto

Rápido e sem bagunça

Talvez uma das maiores vantagens de se comprar um imóvel é a agilidade, o imóvel já está pronto, então você terá apenas que negociar com o proprietário, esperar os documentos ficarem prontos e já pode se mudar para nova casa.

Para quem precisa de uma mudança com urgência, talvez essa pode ser a melhor e mais coerente opção.

Sem riscos e localização privilegiada

Como o imóvel já está pronto, você não correrá o risco de ter atrasos ou interrompimentos da obra, devido a chuvas, falta de planejamento correto do orçamento, ou até mesmo erros de projeto.

Muitas vezes é mais fácil encontrar uma casa pronta em uma região com melhor localização, que possua um amplo comércio, colégios e serviços próximos, do que um terreno bem localizado para construir.

Este fato, ocorre porque, nas regiões desenvolvidas a maioria dos terrenos já foram utilizados, caso ache um terreno bem localizado com um bom preço, não perca tempo, compre-o!

Facilidade para pagar

Outra vantagem de se comprar um imóvel pronto são as facilidades de financiamento. Os bancos estão mais habituados a financiar a compra de um imóvel pronto.

O financiamento da casa pronta costuma ter taxas menores e o processo mais simples comparado ao financiamento da construção, assim facilitando o pagamento do seu imóvel.

Se você tem recursos próprios, melhor ainda, assim, seu poder de negociação é elevado e isso possibilita conseguir melhores preços.

Veja também:A IMPORTÂNCIA DE SE CONTRATAR UM ARQUITETO. ENTENDA ANTES!

Conclusão

Como já citado, ambas as opções possuem suas diferenças e vantagens. Se você ainda não decidiu qual a melhor, aconselhamos avaliar o tempo que terá para esperar o imóvel ficar pronto e o tempo disponível para se dedicar a obra.

Caso esses fatores não sejam um problema, opte por construir, assim você terá uma casa personalizada do seu jeito e também poderá gastar menos.

Sendo assim, você terá um imóvel com maior valorização depois de pronto e um investimento super compensatório.

Se você tem uma dúvida deixe nos comentários abaixo.

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos e vamos juntos ajudar quem está em dúvida. Entenda Antes de construir ou comprar!

Entenda Antes é uma Startup paranaense que tem a missão de ajudar quem está construindo, reformando ou decorando. Auxiliamos pessoas a realizar sonhos fazendo o melhor negócio, seja com dicas e ideias ou até mesmo em encontrar profissionais, produtos e lojas.

Entenda Antes de fazer! 😉

www.entendaantes.com.br

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.