O que é Gable e qual sua função?

Curiosidades da arquitetura

Primeiramente, peça para qualquer criança desenhar uma casa. É bem provável que a imagem tenha um telhado com um gable. Mas será que você sabe o que o termo significa?

Pode parecer complexo, mas a gente explica. Um gable nada mais é do que uma figura triangular formada no final de um telhado inclinado. Este é um clássico da arquitetura que sobreviveu ao tempo graças à sua grande versatilidade.

O que é Gable?

O gable, também chamado de gablete ou frontão é um elemento arquitetônico que consiste em uma parede triangular em um telhado inclinado e que se estende da beirada até o topo.

Com raízes na arquitetura grega e romana, esse tipo de construção é comum em templos clássicos, portais e casas góticas. O gablete era bastante utilizado por causa de seu apelo estético, responsável por “alongar” uma construção e deixá-la mais imponente. Muitas vezes, o elemento é ornamentado em suas laterais ou pico. Entre as decorações clássicas dos frontões, podemos citar esculturas de animais, estátuas, obeliscos e cruzes.

Veja também: “Como evitar erros na fase de acabamento da sua construção?”

O que é um Gable

A empena pode terminar um pouco acima do telhado, seja na frente da construção ou no interior como o topo de uma parede de suporte. Em algumas construções, vários frontões são erguidos em diferentes planos, projetando-se uns sobre os outros, de forma que a silhueta dessas empenas sobrepostas são destacadas uma acima da outra.

A principal funcionalidade por trás da criação do gable é para o escoamento da água. O elemento surgiu como uma solução para manter a água fora do encontro das paredes e do telhado, ao mesmo tempo que deixa a construção mais atraente esteticamente.

Adaptações modernas do elemento clássico

O que é um Gable

O uso do gablete tem sido adotado em muitos estilos de arquitetura, mas permanece associado às construções clássicas e neoclássicas. Esse tipo de construção sofreu adaptações e é popular na arquitetura até hoje! Isso devido a sua simplicidade, adaptabilidade e pelo fato de ser fácil e barato de construir.

Atualmente, os frontões são usados frequentemente para criar uma atmosfera majestosa para a arquitetura. Essa aplicação é fácil de ser percebida em bancos, museus e prédios governamentais. Mas nesses casos, o espaço triangular costuma ser preenchido com um símbolo relacionado à instituição.

Na arquitetura residencial, os gabletes são comumente encontrados acima de janelas e portas para criar a sensação de tradição e aconchego ao lar.

Exemplos de Gable

O Parthenon é o exemplo mais famoso da arquitetura grega clássica e também uma bela amostra do uso de gable. Ainda na Grécia, o prédio da Academia Nacional de Atenas chama a atenção pelas estátuas de Sócrates e Platão e, claro, pelo imponente frontão com esculturas. Ambos mostram como o gable tem importância ornamental, estrutural e funcional na arquitetura daquela época.

O que é um Gable

Também é possível encontrar o uso do gable em construções feitas no período final do estilo barroco e na transição para o neoclássico. Este é o caso da Basílica da Estrela, localizada em Lisboa.

Veja também: “Conheça a telha shingle, seu telhado gringo – Entenda Antes!”

O que é um Gable

A fachada da Casa Branca, o prédio mais importante dos Estados Unidos! Onde incorpora elementos da arquitetura neoclássica, exibindo um frontão com ornamentos.

O que é um Gable

No Brasil, um exemplo famoso é a Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro. A construção neoclássica é um dos principais monumentos religiosos da cidade graças à decoração exuberante em seu interior e à bela fachada com frontão clássico.

O que é um Gable

Confira mais matérias como esta acessando a Revista do Entenda Antes!


Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!


Gostou do artigo? Compartilhe e espalhe essa ideia.

O Entenda Antes é uma Startup paranaense que tem a missão de ajudar quem está construindo, reformando ou decorando. Auxiliamos pessoas a realizar sonhos fazendo o melhor negócio, seja com dicas, ideias ou até mesmo em encontrar profissionais, produtos e lojas.

Entenda Antes – O Mundo da Construção.
Assuma o controle!

app.entendaantes.com.br

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.