Forro ripado de madeira: Vantagens e desvantagens

Visual aconchegante e com mais personalidade 

O forro ripado de madeira é uma escolha tradicional e que está em alta nas construções contemporâneas e rústicas. Esse tipo de forro é um dos favoritos de quem busca um visual cheio de personalidade e aconchego em qualquer espaço.

Então, se você quer um forro ripado de madeira em sua casa, está no lugar certo! Neste artigo, reunimos as principais informações que você precisa saber antes de instalar esse elemento no teto. 

Está querendo realizar uma decoração em seu imóvel? Solicite um orçamento e receba até 4 propostas grátis dos profissionais próximos de você.

[ea-integra-form]

Vantagens do forro de madeira

Você deve estar se perguntando: “Por que eu devo usar um forro ripado de madeira?” Para solucionar essa e outras dúvidas, reunimos as principais vantagens desse tipo de forro comparado a outros materiais similares.

Confira: 

  • Isolamento térmico: é de conhecimento geral que a madeira é um material isolante térmico. Assim, ela mantém a temperatura no interior da casa sempre agradável, tanto no frio quanto no calor. Portanto, se quiser um ambiente com atmosfera aconchegante e acolhedora, vale a pena investir em um forro de madeira. 
  • Durabilidade: outra característica da madeira é que ela é bastante resistente e durável. Além disso, existem algumas técnicas de cuidados com madeira que ajudam a estender ainda mais a durabilidade de um forro ripado.
  • Versatilidade: os ripados de madeira são facilmente adaptáveis para cada estilo de ambiente. É possível pintá-los, deixar em sua aparência natural, dentre outras formas de acabamento. 
  • Efeito estético: o forro ripado de madeira cria um visual de tirar o fôlego em qualquer estilo de decoração. Combinado com uma parede de tijolinhos, por exemplo, o forro ripado deixa o ambiente mais rústico. Para uma decoração mais sofisticada, basta combinar o forro ripado com outros elementos e cores neutras e sóbrias. Além disso, o forro ripado de madeira ajuda a esconder as instalações elétricas e hidráulicas, por exemplo.

Forro ripado de madeira

Design Reveste Pinta

Veja também: “Como usar a madeira na decoração”

Desvantagens do forro de madeira 

Apesar de tantas vantagens, também existem alguns pontos negativos que precisam ser considerados antes de instalar um forro de madeira: 

  • Custo alto: geralmente, o preço do forro de madeira é mais caro – principalmente quando comparamos com os tradicionais forros de gesso e PVC. O valor pode variar bastante dependendo do tipo de madeira escolhida, mas existem opções mais econômicas. Por isso, vale a pena pesquisar antes de escolher. 
  • Cuidados com manutenção: por se tratar de um material natural, o forro de madeira precisa de manutenção regular. É importante proteger as ripas contra insetos, principalmente os cupins. Além disso, é necessário renovar a pintura ou o verniz periodicamente para manter a aparência. 
  • Intolerância à umidade: a madeira absorve qualquer umidade, portanto, o forro ripado pode ser bem frágil. Consequentemente, isso pode causar problemas como estufamento das ripas e surgimento de mofo.

Forro ripado de madeira - Entenda Antes

Heloisa Zarpelon Arquitetura e Interiores

Veja também: “Revestimento ripado: modelos, marcas e inspirações”

Como fazer um forro ripado de madeira 

Fazer um forro ripado de madeira em sua casa é um processo simples, mas que precisa ser feito por um profissional. Só assim é possível garantir que as junções e os encaixes estejam perfeitos. O ideal é que o processo de instalação do forro ocorra na reta final da construção, quando os circuitos elétricos já estiverem prontos. 

A instalação em si não tem mistérios. Primeiro, são fixadas algumas peças de madeira na laje. Elas servem como apoio para as ripas que serão instaladas em seguida com pregos e parafusos. 

É importante saber que as réguas de madeira são vendidas em peças que variam de 1 a 6 metros de comprimento. Além disso, cada ripa costuma medir de 7 a 10 centímetros de largura e, no máximo, 1 centímetro de espessura. O encaixe entre cada ripa também é simples e o mais utilizado é o tipo macho e fêmea.

Forro ripado de madeira - Entenda Antes

Une Arquitetura

Um diferencial do forro ripado de madeira é que ele pode ser instalado de diversas maneiras: em linha reta na horizontal e vertical ou até na diagonal. Isso possibilita uma grande variedade de combinações e transforma o efeito estético do ambiente. 

Depois que o forro estiver totalmente instalado, basta fazer o acabamento desejado, seja selar, aplicar o verniz ou fazer a pintura. 

Forro ripado de madeira - Entenda Antes

Studio Z Design

E aí, ficou empolgado para instalar um forro ripado de madeira em sua casa? Temos certeza que esse tipo de revestimento não passa despercebido, além de compor a decoração de qualquer ambiente.

Confira mais matérias como esta acessando a Revista do Entenda Antes!


Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!


Gostou do artigo? Compartilhe e espalhe essa ideia.

Entenda Antes é uma Startup paranaense que tem a missão de ajudar quem está construindo, reformando ou decorando. Auxiliamos pessoas a realizar sonhos fazendo o melhor negócio, seja com dicas, ideias ou até mesmo em encontrar profissionais, produtos e lojas.

Entenda Antes – O Mundo da Construção.
Assuma o controle!

app.entendaantes.com.br

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.