NPdiário | Norte Pioneiro em Revista Semanal

Norte Pioneiro em Revista Semanal

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Resumo dos últimos sete dias na coluna do jornalista Valdir Amaral

Boa eleição

Domingo é dia de decisão. Dia de escolher quem vai administrar cada um dos 399 municípios paranaenses e os vereadores, que são os representantes diretos do eleitor. O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB) aproveitou a última semana antes da eleição para fazer dos apelos ao eleitor. “Entramos na última semana do mais insólito processo eleitoral da história do país. A pandemia do novo coronavírus se alastrou e estabeleceu o tal do “novo normal” com a obrigatoriedade do uso de máscaras, distanciamento social e cuidados redobrados com a higiene pessoal”.

Vote consciente

O primeiro é para que cada eleitor vote de acordo com a sua consciência. Romanelli orienta a analisar o perfil dos candidatos e buscar conhecer a trajetória política de cada um e qual o trabalho deles em relação ao desenvolvimento local. “Vote consciente! O voto é secreto. Mas, acima de tudo, escolha candidatos que tenham projetos que vão mudar a vida das pessoas. Porque, se não for para transformar, é qualquer coisa, menos política”, avalia.

Proteja-se

Outro apelo é quanto à segurança, sobretudo por conta do novo coronavírus. A votação iniciará uma hora antes e o período das 7h às 10h é indicado preferencialmente para os eleitores com mais de 60 anos. Os demais eleitores não serão proibidos de votar neste horário, mas se possível, devem comparecer a partir das 10 horas. A orientação é para que os eleitores permaneçam de máscara nos locais de votação, evitem o contato físico com outras pessoas e votem da forma mais ágil possível, sem permanecer tempo desnecessário nas zonas eleitorais.

Prevenção

Todas as seções eleitorais terão álcool em gel para limpeza das mãos dos eleitores antes e depois da votação, e os mesários receberão máscaras, face shield (protetor facial) e álcool em gel para proteção individual. A biometria não será utilizada e a orientação é para que cada eleitor leve a sua caneta para assinar o caderno de votação. Use o e-titulo ou, se for apresentar o título eleitoral impresso, não há necessidade de entregar ao mesário. Basta apresenta-lo à distância. “Titulo no bolso, máscara no rosto, caneta na mão e boa eleição”, deseja Romanelli.

Norte Pioneiro

Romanelli aproveitou a última semana antes do pleito para participar de eventos de campanha Norte Pioneiro. Desde terça-feira (10) até sexta-feira (13), ele tem uma atuação expressiva na corrida eleitoral em 12 cidades da região. “Entramos na reta final das campanhas, é o momento em muitos eleitores decidem os seus votos. Estarei perto dos nossos candidatos, dos nossos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, pessoas preocupadas e determinadas em construir um Paraná ainda melhor”, disse.

Corpo a corpo

Romanelli iniciou a caminhada no Norte Pioneiro por Curiúva, para um corpo a corpo com os candidatos e eleitores. Depois ele passou por Jundiaí do Sul, Salto do Itararé, Guapirama, Conselheiro Mairinck, Bandeirantes, Itambaracá, Cambará, Santo Antônio da Platina, Ribeirão Claro, Joaquim Távora e Carlópolis. Vale lembrar que o deputado respeitou e orientou a todos os participantes a respeitar as medidas de segurança contra o novo coronavírus, dentre elas, o distanciamento social e o uso de máscara de proteção facial e álcool em gel. Segundo ele, o corpo a corpo se intensifica e os cuidados sanitários devem ser redobrados. “Já alertei aos candidatos e a minha equipe da importância de adotarmos as medidas necessárias para proteger a saúde da população. O processo eleitoral não pode ser um vetor de disseminação do vírus”, alerta.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Comentários

  • Facebook
  • Google Plus

Notícias relacionadas