Regras de decoração que vale a pena quebrar

Confira as dicas aqui

As Regras de Decoração sempre fazem com que o consumidor adquira produtos com certos padrões. Cria a ideia de que aquilo vale como regra para qualquer ambiente, privando o usuário de querer inovar. Até mesmo fugir do óbvio e ser livre para decorar sua casa da forma como achar conveniente.


O Entenda Antes te ajuda a realizar o seu projeto.

Conte-nos o que você precisa e receba até 4 propostas de profissionais ou empresas próximos de você!

[ea-integra-form]


“Regras de Decoração”

Essas falsas idéias existe as “regras de decoração”, talvez faça com que o ambiente se torne um lugar sem personalidade. Até mesmo sem “vida”, em que muitas vezes influencia até mesmo na permanência do morador em determinado espaço. Deixando-o desconfortável e nada aconchegante. Por isso, as regras de decoração podem sim ser quebradas, desde que com cautela e bom senso. Mas principalmente, sempre preservando a identidade do morador.

Por isso, vamos listar abaixo, alguns dos mitos mais ouvidos quando se trata de decorar um ambiente.

Cor escura escurece o ambiente

Regras de Decoração

Muitos têm a ideia de que uma cor por ser escura, consequentemente escurece o ambiente, mas isso está longe de ser uma regra. Um dos motivos desse mito, se deve ao fato de que tos escuros, principalmente o preto reflete menos a luz, por isso é tão importante saber utilizá-las.

O que determina o quão iluminado é o ambiente, é a quantidade de luz que entra nele. Além do que, uma parede com um tom mais escuro se destaca das demais, podendo ser aproveitada inclusive para destacar objetos. Como quadros, por exemplo, e combinado com móveis de cores claras, faz do ambiente, um espaço sofisticado.

Portanto, se utilizadas da forma correta, é possível fugir das regras de decoração sem problema algum. Especialmente porque, como muitos acham que cores escuras como o preto, passam a impressão de ambientes sombrios, podem na verdade trazer mais elegância à ele.

Ambiente com tons todos neutros é fácil de acertar

Regras de Decoração

Um espaço totalmente neutro, desde móveis a paredes, tendem a deixar o ambiente sem graça, sem vida, se utilizados todos com a mesma cor. E, ao invés de deixá-lo com um ar sofisticado, pode acabar tornando o ambiente “esquecido”. Por isso, se a idéia é dar glamour a ele, é importante destacar que para que não haja erros, se utilize texturas distintas.

Investir em móveis que possuam acabamentos diferentes é uma das soluções para os adeptos de cores neutras, pois seus materiais possuem diferentes tonalidades, e ainda assim preservando a neutralidade dos mesmos, assim como sofás, tapetes e almofadas, que também podem abusar das diferentes texturas, principalmente porque possuem um mercado extenso para a sua escolha.

Veja também: “Quais as vantagens de ter ambientes integrados?”

Objetos como quadros, abajur, esculturas e livros, também são muito importantes para a composição do espaço, pois fazem com que ele se torne mais interessante e que chame mais a atenção.

Quanto menos, melhor!

Regras de Decoração

Não há razão para se ter um ambiente simples, sem muitos objetos e clean, se quem irá utilizá-lo é de uma personalidade oposta, em que as cores e milhares de objetos lhe agradam mais. O mais importante em qualquer decoração de ambiente, é o quão confortável o morador se sente. Por isso, por que não abusar da paleta de cores com sua devida harmonia? Ou então, por que não investir em diversos objetos espalhados pelo cômodo? Todos em locais adequados, se cada um deles tem um significado especial?

Portanto, menos nem sempre é mais, pois o que vale, é o quanto o morador se identifica e o quanto aquele espaço o faça querer ficar ali.

Ambientes pequenos não podem ser pintados de cores escuras!

Regras de Decoração

Assim como já foi citado em situações em que se utilizam cores escuras, não é a cor em si que faz do ambiente menor ou maior, mas sim, o seu complemento e sua iluminação. Ambientes pequenos e pintados com cores escuras, bem iluminados, podem parecer maior que um espaço grande e com pouca luz. Assim como objetos bem escolhidos e posicionados dando maior destaque ao lugar, deixando a cor do mesmo, em segundo plano.

Quando a cor é o ponto de destaque, a utilização dessas em revestimentos e móveis que prezam pela horizontalidade. Pois essa direção dá maior sensação de amplitude, bem como aderir a espelhos, que também dão a mesma sensação. Por isso, um ambiente bem planejado, põe abaixo o clichê de que ambientes pequenos não podem ter cor.

O ambiente deve ter somente um estilo!

Regras de Decoração

A ideia de que objetos devem estar combinando no ambiente já está ultrapassada. Hoje, aderir a este conceito, deixa o espaço muito mais sem graça. Um lugar para ter personalidade precisa de variedade e contraste, e por que não fazer isso, aderindo a diversos estilos? As melhores combinações vêm das características opostas. Como por exemplo, moderno x clássico, brilho x fosco, claro x escuro, seja de cores ou então de objetos.

Veja também: “Como reformar os ambientes do imóvel sem obra!”

Agregando essas propriedades aos estilos existe uma grande probabilidade do ambiente ficar harmonioso, assim como se faz com a mistura do clássico com industrial, onde é possível compor o espaço com móveis clássicos combinando com escadas metálicas e cimento queimado. Ou então compatibilizando o moderno dos objetos de última geração com o clássico dos móveis.

Há a possibilidade de conciliar diversos estilos em um mesmo espaço, pois a variedade de texturas, móveis, e objetos de decoração para compor o ambiente, é vasta. Sendo assim, o contraste se torna muito mais fácil de ser colocado em prática.

Regras de Decoração

Não existem regras para decoração, o ambiente deve atender as necessidades de quem irá utilizar e principalmente, estar de acordo com a sua personalidade, quebrando qualquer regra que seja imposta.

Confira mais matérias como esta acessando a Revista do Entenda Antes!


Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!


Gostou do artigo? Compartilhe e espalhe essa ideia.

O Entenda Antes é uma Startup paranaense que tem a missão de ajudar quem está construindo, reformando ou decorando. Auxiliamos pessoas a realizar sonhos fazendo o melhor negócio, seja com dicas, ideias ou até mesmo em encontrar profissionais, produtos e lojas.

Entenda Antes – O Mundo da Construção.
Assuma o controle!

app.entendaantes.com.br

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.