Delegacia de Polícia Civil tem expediente interno com portões fechados

Confira mudanças causadas pelo coronavírus

O delegado Rafael Pereira Gabardo Guimarães (foto) visando continuar a exercer as atividades de polícia judiciária e ao mesmo tempo somar esforços nas medidas de prevenção à pandemia do Coronavírus, bem como, em razão do contido na Portaria nº 004/2020 da corporação, informou algumas mudanças que iniciaram  na 38ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Santo Antônio da Platina.

1– A partir de agora, a delegacia adotará regime de expediente interno e com portões fechados, somente sendo realizado atendimento ao público nos seguintes casos:
– lavratura de prisão em flagrante;
– violência doméstica e violência contra criança e adolescentes;
– roubo de veículos e carga;
– estupro, sequestro e cárcere privado;
– homicídios, feminicídios e latrocínio;
– casos graves que demandem imediata intervenção policial, a critério do delegado.

2- Nos casos de furto, desaparecimento de pessoa, perda ou extravio de documentos e objetos, o registro do boletim de ocorrência deve ser feito na Delegacia Eletrônica, através do Portal da PCPR (www.policiacivil.pr.gov.br/Servicos).

3– Nos casos em que houver atendimento ao público, o indivíduo obrigatoriamente terá que lavar as mãos antes do atendimento e respeitar distância mínima de 2 metros para conversação. Outrossim, o atendimento de pessoas que apresentarem sintomas de gripe (tosse, espirro, coriza, secreção nasal, etc.) fica condicionado ao uso de máscara cirúrgica.
O período é de isolamento social por isso os casos de atendimento ficam restritos aos urgentes e de gravidade elevada. Será um período de sacrifícios e a torcida é para que rapidamente a situação seja controlada

4– Informações básicas e orientações de caráter geral ao público, serão prestadas por meio telefônico. Não serão registrados boletins de ocorrência por telefone, sendo que os demais casos não abrangidos pela portaria somente poderão ser registrados quando da normalização da situação.

5– Os alvarás do Fundo Estadual de Segurança Pública – FUNESP, com vencimento a partir de 16 de março de 2020, ficam automaticamente prorrogados pelo prazo de 30 dias, sendo que esta prorrogação não isenta do pagamento da taxa devida, devendo o interessado obter a guia de recolhimento no endereço: www.policiacivil.pr.gov.br/Serviços e apresentá-la ao agente público em caso de fiscalização.

6 Casos de preço abusivo no comércio (p. ex: álcool em gel e máscara), serão reprimidos com rigor, já que se trata de crime contra a economia popular cuja pena é de 02 a 10 anos de detenção e multa. “
São momentos de incerteza. Mas devemos priorizar a saúde pública e harmonizar com a segurança pública na medida do possível”, disse.

“O período é de isolamento social por isso os casos de atendimento ficam restritos aos urgentes e de gravidade elevada. Será um período de sacrifícios e a torcida é para que rapidamente a situação seja controlada. É hora do sentimento de coletividade prevalecer; somente sair de casa se for realmente necessário”, salientou dr.Rafael, adicionando: “A população deve se lembrar que os policiais estão colocando em risco a própria saúde para garantir a segurança de toda a sociedade platinense”.

 

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.