Jogos Escolares promovem inclusão de atleta com síndrome de down

Evento disputado em Cambará

Seja em qualquer modalidade esportiva, a participação de um aluno com qualquer limitação vale muito mais que medalhas ou troféus conquistados. Um jogo se torna uma grande festa para Marcos. Nas partidas que ele participou a torcida vibrou com as defesas dele no gol. “Esse evento é o mais esperado por eles todo ano. Vocês não imaginam a alegria que é para todos eles”, acentuou.Nos Jogos Escolares, não existe diferença entre os atletas. A troca de carinho entre professores, arbitragem, atletas e público é notável. “Isso é superação. A simples participação deles nos emociona. O jogo se torna um espetáculo à parte”, contou o técnico da equipe da APAE Zilda Arns, de Assaí, Marcos Paulo.

Na partida decisiva entre as escolas especiais, os assaienses superaram a equipe da APAE Salomão Andraus, por 4 a 2, e garantiram a segunda vaga para a fase final. Mas o que vale mesmo é a participação dos atletas que abrilhantaram o terceiro dia de competições das modalidades coletivas no ginásio municipal 21 de setembro.

A primeira vaga à final da categoria ACD foi conquistada pela equipe da APAE Antonio P. Souza, de Siqueira Campos, que bateu a equipe da APAE Maria de Nazaré, de Jacarezinho, por 5 a 3.

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias do Esporte e Turismo e da Educação, com apoio do município de Cambará.

Texto e  fotos: William Bilches 

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.