Professor de Fisioterapia inventa método usando visão e audição

Ele trabalha em Jacarezinho

O professor-doutor Fabrício José Jassi (fotos), do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), desenvolveu um método inovador que integra exercícios funcionais a atividades que estimulam a atividade sensorial do corpo. O “Método Jassi”, que está em processo de patenteamento, já foi apresentado a fisioterapeutas de todo o país e é também aplicado nos atendimentos realizados pela Clínica de Fisioterapia da UENP.

O Método Jassi tem como principais objetivos a recuperação e a prevenção de lesões; melhora da postura e funcionalidade em pacientes ortopédicos; neurológicos; preparação de atletas de alto rendimento; redução da dor e a melhora da postura nos pacientes. A metodologia une exercícios de controle motor designados especialmente para cada paciente a outros exercícios que utilizam os sistemas sensoriais como a visão, a audição e o sistema vestibular.

O método que desenvolvi demonstra que a visão e audição, por exemplo, podem influenciar positivamente na postura, desempenho funcional e melhorar os resultados de um tratamento fisioterapêutico

Ele destaca ser um método “inovador” no país. “Quando o paciente vai a uma clínica de Fisioterapia, ele realiza os exercícios de estabilização a fim de se preparar para atividades mais intensas como a musculação ou outro esporte, mas não integrando às funções sensoriais. O método que desenvolvi demonstra que a visão e audição, por exemplo, podem influenciar positivamente na postura, desempenho funcional e melhorar os resultados de um tratamento fisioterapêutico”, relata.

O professor Jassi começou a estudar o método em 2007, mas os procedimentos foram consolidados por volta de 2017. “O método foi desenvolvido ao longo de minha experiência profissional, associada às atividades desenvolvidas no mestrado e no doutorado. Além disso, as pesquisas realizadas na UENP e o dia a dia na Clínica de Fisioterapia da Universidade também ajudaram a consolidar os exercícios. Hoje, já dei palestras preparando profissionais de diversas localidades do país”, comenta.

 

A novidade já foi apresentada à fisioterapeutas da capital paulista, do Rio de Janeiro, de Recife e outros locais. Também foi apresentado à equipe de profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein e é utilizado por profissionais de diversos clubes de futebol e outras modalidades esportivas no Brasil.

Na UENP, o Método Jassi é utilizado em Projetos de Extensão, nas pesquisas realizadas pelo professor junto aos alunos e na rotina de tratamentos da Clínica de Fisioterapia. Na quinta-feira, 3 de outubro, o professor Fabrício ministrou palestra aos alunos de Fisioterapia e Educação Física com o título “Método Jassi de Estabilização Clínico Funcional e Integração Sensorial”.

Também está marcada para os dias 25 a 27 de outubro uma capacitação para profissionais que pretendem utilizar o Método. O evento acontecerá no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UENP em Jacarezinho.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.