Promotores dizem que violência sexual é comum na própria família (vídeo)

Os dois lembram importância do Dia de Combate ao Abuso

A promotora de Justiça Luciana Helena Tofano Chuvalski, e o promotor Bruno Figueiredo Cachoeira Dantas visitaram o npdiario neste fim de semana, em Santo Antônio da Platina.

Estavam acompanhados dos conselheiros tutelares Simone Santana de Abreu, Edivaldo Arruda e Marcelo Marcos de Araújo, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Sandra Regina da Silva, e do delegado da Polícia Civil de Santo Antônio da Platina, Rafael Pereira Gabardo Guimarães.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes foi nesta segunda-feira (18).

Instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do país.

Os dois representantes do Ministério Público reforçaram a advertência de que a violência sexual, em sua maior parte, é realizada por pessoas próximas, vizinhos, e principalmente familiares como tios, primos e até os próprios pais e avós.

O Paraná possui um canal próprio que recebe denúncias o “Disque 181”. O Disque 100 (Direitos Humanos), também recebe ligações de qualquer telefone fixo ou móvel, ambos são serviços de atendimento telefônico gratuitos que recebem denúncias sobre violações de crianças e adolescentes. Funcionam 24 horas por dia. As denúncias são anônimas.

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) alerta para a gravidade do assunto.Dados do Sistema de Informação de Agravos (SINAM) mostram que em 2019, dos 40.551 mil casos notificados de violência interpessoal/autoprovocada no Paraná, 44,01% (17.863) são casos envolvendo crianças e adolescentes. No que se refere às notificações de violência sexual, os dados no Estado são alarmantes, dos 4.326 registros no sistema, 76,9% (3.329) foram praticados contra crianças e adolescentes.

Só nos primeiros meses deste ano, o Governo Federal registrou 4,7 mil novas denúncias. Os números mostram que mais de 70% dos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são praticados por pais, mães, padrastos ou outros parentes próximos das vítimas. Também em mais de 70% dos registros, a violência foi cometida na casa do abusador ou da vítima.

Leia sobre este mesmo assunto aqui: https://npdiario.com.br/capa/abuso-sexual-conselheiros-tutelares-falam-sobre-dia-nacional-de-combate-videos/

E também: https://npdiario.com.br/capa/abuso-sexual-contra-menores-delegado-elogia-formato-da-abordagem/

FOTOS: ROBERTA RODRIGUES/ESPECIAL PARA O NPDIARIO

 

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.