Refugiada síria encanta Santo Antônio da Platina (vídeos)

Ela tem 28 anos e fez palestra na cidade   

Aconteceu na Sede Administrativa da Sicredi Norte Sul, em Santo Antônio da Platina, o 1º Summit Jovem da cooperativa, no último sábado, dia 19.
O animado evento contou com diversas palestras, incluindo o nome internacional como Myria Tokmaji (fotos e vídeo), refugiada Síria, que hoje tornou-se empreendedora no Brasil. Entre outros, foram discutidos temas relacionados ao cooperativismo, coletividade,  diversidade e os jovens puderam interagir entre si e formar novas redes de contato, além de formar novas lideranças.
Os jovens que já estiveram nesse movimento na cooperativa também participaram da iniciativa. O associado Tiago Franciscon, de Ribeirão Claro, relatou como foi sua experiência em representar o Sicredi num evento internacional e falou do seu projeto Jovens Inspiradores.Também houve a participação de jovens colaboradores realçando a parceria cooperativa e associado.O evento foi direcionado para jovens associados de 18 a 30 anos.

Myria saiu fugindo, com outros 15 parentes, de Alepo, que é a maior cidade do país, capital da província homônima, com uma população de mais de cinco milhões e 315 mil habitantes. A reportagem iniciou falando em inglês e, logo, a entrevista permaneceu em português, idioma que a moça bonita e simpática domina bem.

Está radicada em Curitiba, vive com o marido venezuelano Óscar, com quem integra um trio chamado Alma Síria, formado pelo irmão e a cunhada. Ela toca Kanun ou Ganun (em árabe e persa: قانون, e qānūn em grego).

Trata-se de um instrumento de 80 cordas originário do século X, da região hoje conhecida como Irã. É uma espécie de harpa.

A Guerra Civil Síria ( Revolução Síria em árabe: الحرب الأهلية السورية )é um conflito interno envolvendo também Rússia e Estados Unidos e  que começou como uma série de grandes protestos populares em 2011 e progrediu para uma violenta revolta armada em 15 de março de 2011, influenciados por outros protestos simultâneos no mundo árabe. Só que Myria não aceita o termo Civil e prefere apenas Guerra Síria.

Enquanto a oposição luta para destituir o presidente/ditador Bashar al-Assad do poder para posteriormente instalar uma nova liderança mais democrática no país, o governo sírio diz estar apenas combatendo “terroristas armados que visam desestabilizar o país”.

Com o passar do tempo, a guerra deixou de ser uma simples “luta por poder” e passou também a abranger aspectos de natureza sectária e religiosa, com diversas facções que formam a oposição combatendo tanto o governo quanto umas às outras. Assim, o conflito acabou espalhando-se para a região, atingindo também países como Iraque e o Líbano, atiçando, especialmente, a rivalidade entre xiitas e sunitas, incluindo curdos e turcos num situação de alta gravidade e complexidade.

Myria prefere, por enquanto, viver no Brasil, a quem reconhece como receptivo e gentil. Lembrou que chegou a passar dois anos sem água e eletricidade.

Ela também se dedica, na Capital paranaense, a culinária com uma empresa chamada Yasmin Comida Árabe.

Contatos:

Celular: (41) 99855-4811.

O presidente da Sicredi, Paulo Buso (fotos e vídeo) esteve presente no 1º Summit Jovem e estava entusiasmado com o sucesso e a repercussão.

“Nós somos uma instituição financeira que não pensa só nas condições econômicas e sim também nas sociais; os jovens serão a nossa perenidade com relação ao que precisam”, disse.

 

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.