Secretários platinenses são sabatinados

Ao que tudo indica o clima ‘amigável’ entre Legislativo e Executivo será bastante cauteloso ao longo deste primeiro ano de mandato. O tom do relacionamento entre ambos os poderes políticos em Santo Antônio da Platina foi deixado bem claro na manhã e início da tarde de terça-feira, dia três, por ocasião da sabatina dos novos Secretários na sede da Câmara Municipal que contou com um pequeno público.

A sabatina (quando se faz um breve resumo do que se irá fazer) teve início pontualmente às 9h e se estendeu até às 12h30. A primeira impressão que se tinha era de uma breve apresentação de cada pasta do secretariado e a abertura para algumas perguntas a serem realizadas pelos vereadores assim como o desejo de boas vindas ao cargo, porém, o que se notou foram argumentações plausíveis de parlamentares municipais que após três dias assumirem a função pública já sentem o peso da responsabilidade de serem porta-vozes daqueles que os elegeram junto ao Executivo.

O tom amigável, porém, consciente da responsabilidade que carregam nas costas, se deu porque cada vereador esteve corpo a corpo com o eleitorado, indo nos bairros, ouvindo as reivindicações e estando totalmente cientes das necessidades que discorrem há algum tempo em diversos setores da administração.
Os trabalhos da sabatina foram conduzidos pelo presidente do Legislativo platinense, o Vereador Jefferson Vernier (PHS), o Professor Jé, como é mais conhecido, que tem formação profissional de Professor de Educação Física.

Durante todo o evento, dois vereadores se destacaram tanto pelas inserções como pela clareza dos apontamentos, denotando maior consistência em suas colocações: Vereador José Jaime de Paula Silva (PSDB), o Mineiro, que está em sua 5ª legislatura; e o Vereador Genivaldo Marques (PSDB).

A estrutura organizacional da Prefeitura precisa de uma revisão e até o próximo mês apresentaremos um relatório aos vereadores”, disse Diniz.

Dos noves parlamentares, apenas o Vereador Rudinei Benedito Esteves (PMDB), o Rudi, não fez uso da palavra.Tanto o Vereador Luciano de Almeida Moraes (PTB), o Vermelho, como a Vereadora Mirian Rodrigues Bonomo Montanheiro  (PTN) e Odemir Jacob (PHS), o Breno do Ademir Carburadores, fizeram alguns explanações importantes para os secretários. O vereador Everton José Panegada (PMN), o ‘Zé Panegada’, apenas tirou uma dúvida que foi apresentada na sabatina mas não fez nenhum pergunta aos secretários. O vereador Luiz Flávio Reinutti Maiorky (PSDB), o Flavinho, teve uma participação discreta.

O primeiro secretário que fez uso da Tribuna Livre foi o coronel reformado e ex-comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Jacarezinho, Airton Sérgio Diniz, que ocupa a pasta da Gestão. Muito centrado e demonstrando que nas últimas semanas se mobilizou intensamente para conhecer o cargo que ocupa e o que se pretende fazer, ressaltou que não considera um eleito para a função, mas, sim, “tanto eu como os demais secretários e diretores fomos escolhidos pela comunidade com a responsabilidade, o dever e o compromisso de proporcionar o melhor para a cidade e, vocês, vereadores, cobrar”.

Mineiro fez o uso da palavra para dizer que “o vereador tem que cobrar, pois é cobrado pela população, portanto, os vereadores precisam também ser respeitados pelos secretários porque nós representamos o povo e o povo precisa do poder público que o beneficie direta ou indiretamente com serviços de qualidade”.
Diniz mencionou que já vem trabalhando no sentido de melhor adequação das instalações físicas necessárias como o almoxarifado, patrimônio etc e que pretende  no serviço prestado. É um Plano de Auditoria Interna, instrumento pelo qual a Administração elabora a partir de metodologia e diretrizes de técnicas de Auditoria Baseada nos riscos relacionados às operações dos departamentos municipais. “Na realidade, hoje, o protocolo até existe, mas não funciona com a devida necessidade”.
Com relação à frota de veículos ele lembrou que será feito um controle mais efetivo dos gastos com combustíveis, para tanto, será preciso o trabalho de digitalização e informatização do sistema. O Secretário de Gestão também mencionou que o Município gasta, atualmente, mais de R$ 40 mil com aluguel de imóveis e, para diminuir esse gasto será feita a readequação dos imóveis disponíveis da Prefeitura. “A estrutura organizacional da Prefeitura precisa de uma revisão e até o próximo mês apresentaremos um relatório aos vereadores”, disse Diniz.
Outro problema elencado pelo Secretário de Gestão diz respeito ao desvio de função, quer dizer, servidores que passaram no concurso em determinado cargo e estão trabalhando em outros setores da administração. “É uma recomendação do Ministério Público (MP) e o prefeito já está ciente da situação. Vamos trabalhar no sentido de adequar as funções”, ressaltou Diniz que acrescentou ainda que a Prefeitura já começou a promover a revisão documental e que os trâmites requerem a padronização daí a digitalização a ser feita pela rede de informática da Prefeitura. E completou: “O desvio de função é uma dificuldade grande e pode acontecer que alguns continuem ocupando o mesmo cargo e, junto ao MP, como controlador, teremos que analisar a viabilidade de apresentar uma justificativa para que a Prefeitura não sofra sanções”. O vereador Mineiro deu seu ponto de vista diante desta situação: “Não acredito na adequação dos servidores em suas funções reais e lembro que o Ministério Público esteve de acordo com a solicitação da Justiça Eleitoral que um funcionário desta casa (se referindo à Câmara), fosse deslocado para o Fórum Eleitoral onde permaneceu durante todo o período eleitoral, por isso, vejo muita dificuldade neste sentido”.
Secretaria de Planejamento
O segundo Secretário a ser sabatinado foi o vice-prefeito Francisco Monteiro (PMN), o Chico da Aramon, que irá ocupar a Secretaria Municipal de Planejamento. Ele disse que “a obrigação não é de uma pessoa, mas de um grupo: Secretários, Diretores, Servidores, Prefeito, Vereadores”.

Fez uma breve explanação das atribuições de sua pasta e destacou a imprescindível fiscalização das obras tanto na zona rural como na cidade e a importância e necessidade de sua secretaria em desenvolver projetos. Citou, como exemplo, o Parque Industrial que, dentro de três meses estará recebendo melhor estrutura.

O vereador Genivaldo lembrou da carência que o município possui de uma fiscalização mais comprometida com o serviço público exigindo que a Prefeitura tenha pessoas que fiscalizem as obras. “Passou da hora de uma fiscalização das empreiteiras que fazem o asfalto, é preciso um cronograma e que seja seguido”, cobrou e lembrou a situação do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) São Gabriel, que passou por reformas e que foram depredadas na Rua Dário Villela Bittencourt, no Conjunto Habitacional Álvaro de Abreu. Ele também cobrou providências para o Parque das Oliveiras.
O Vereador Breno Carburadores disse que hoje “não é dia de cobrança e que se fosse lembrar de todas as dificuldades que Santo Antônio da Platina tem ficaríamos até 17h aqui”. Imediatamente o vereador Mineiro retrucou e disse: “O vereador tem que cobrar sim, exigir que as secretarias façam sua parte, somos representantes do povo”.

Chico da Aramon falou da importância da parceria e que funcione entre o Executivo e o Legislativo. Também se referiu ao Distrito de Conselheiro Zacarias que falta saneamento básico e melhorias necessárias nas ruas do bairro Aparecidinho III lembrando ainda que é preciso realmente fiscalizar a qualidade do serviço prestado.

O vereador Breno em seguida fez uso novamente da palavra e reconheceu a importância de cobrar melhorias para a cidade citando a enchente na Rua Deputado Benedito Lúcio Machado, que ocorre toda a vez que há uma chuva mais intensa. E, Chico da Aramon esclareceu que “precisamos contratar o serviço de um engenheiro com conhecimento nesta área para analisar a situação desde o Rio das Cinzas, mas lembro de que as manilhas neste trecho são pequenas e seria necessário trocá-las, erguer a ponte, e que a Sanepar faça uma nova adequação de tubulações ali no rio que seguram entulhos quando chove. Estamos cientes deste problema que o povo espera que seja solucionado”.
Saúde
A Secretária Municipal de Saúde de Santo Antônio da Platina, Ana Cristina Micó da Costa, foi a próxima sabatinada. Ela mencionou que sua secretaria é bastante complexa, nem por isso, há uma preocupação, mas sim muita vontade de trabalhar com planejamento e envolvimento de todos. Para ela é importante que esta pasta tenha uma diretora de saúde, para responder pelos trabalhos de Unidades Básicas de Saúde (UBS), programas dos governos Estadual e Federal, etc e uma diretora para a área de vigilâncias, para atuar, entre outros setores, com epidemiologia, saúde do trabalhador…

Frisou o “bom trabalho” dos agentes do combate à dengue e que em sete de janeiro se encerra o contrato de ambos e que já está sendo feito um novo contrato para recontratação para que os trabalhos não paralisem. Cobrou que a saúde é um ato não só do poder público “mas o cidadão precisa se envolver”.

Discorreu sobre as 10 UBSs e a unidade do bairro Álvaro de Abreu que ainda não tem uma equipe definida. Também fez uma breve exposição dos trabalhos no Pronto Socorro (PS), com relação a serviços de emergência e urgência e que já está sendo implantado um protocolo de atendimento, ou seja, “é uma triagem que tem dado resultado em outros locais, inclusive, fora do País, com cartão de determinada cor e há a previsão em quanto tempo a pessoa será atendida”. A Secretária de Saúde disse que causa espanto em setores fiscalizadores e do governo estadual quando se fala que o PS em Santo Antônio da Platina atende até 110 consultas diariamente. O vereador Genivaldo cobrou solução para que não haja mais filas nas UBSs. Ana Cristina ressaltou o programa de agendamento online com aviso ao paciente através inclusive do WhatsApp, quer dizer, “haverá um prontuário eletrônico”.

Com relação ao Centro de Especialidade, mencionado pelo Vereador Genivaldo Marques, a secretária disse que este não tem renda própria e manter um médico onera o caixa da prefeitura por isso “há necessidade de conseguir parceria com o Governo Estadual para ajudar financeiramente”.

A Vereadora Mirian lembrou da importância dos funcionários da saúde estarem focados em suas funções e que estão ali para atender bem o povo. A Secretária mencionou que há uma ouvidoria própria da saúde para ouvir as queixas da população e que seria importante que as pessoas também pudessem comunicar a ouvidoria quando os servidores atendem bem o que motiva o funcionário a exercer a função ainda melhor.
O vereador Mineiro cobrou o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) construída na gestão do ex-prefeito, no Parque Rennó e que está ficando abandonado já que o mato está crescendo ao redor da unidade. “A UPA foi construída sem um plano de funcionalidade e viabilidade. A estrutura física é boa, mas vamos aguardar novos estudos e estaremos nos reunindo com os vereadores”, afirmou Ana. Ela também enfrenta o problema apontado pelo Ministério Público que diz respeito a desvio de função e que há servidores que ocupam outros cargos, porém, demonstram muita capacidade no que fazem. “Fizemos um mapeamento e, hoje, são 32 pessoas que se encontram na situação de desvio de função na Secretaria de Saúde”.
Para o vereador Vermelho o PS precisa ter dois médicos plantonistas e que não se pode mais admitir apenas um profissional no horário de plantão, por isso, tanta reclamação e demora no atendimento, mesmo problema mencionado pelo vereador Breno. Micó disse que a Secretaria está realizando a viabilidade de manter dois médicos plantonistas e lembrou que na administração anterior foi contratada uma empresa para cuidar do plantão médico do PS e “estamos analisando o que for melhor para a Prefeitura em se tratando de custo”.

A Secretária assinalou que o PS atende em média até oito acidentes diários. Também lembrou que manter uma unidade de saúde na zona rural é oneroso para os cofres do Município e que a meta é trabalhar para que se concretize o trabalho de um ônibus itinerante da saúde para visitar os bairros rurais.
O presidente da Câmara, Vereador Vernier lembrou a demora dos medicamentos que chegam à Farmácia Municipal, quando Ana Cristina explicou que “já a partir de fevereiro o município passa a receber os medicamentos vindos diretamente de Curitiba e não mais como ocorria, chegando à Regional da Saúde em Jacarezinho e de lá distribuídos para os municípios da região. Recebemos quatro lotes, além dos lotes que temos através de recursos próprios. Para os senhores vereadores terem uma ideia há lote de novembro que ainda não chegou à nossa Farmácia, portanto, a partir do mês que vem haverá um menor tempo entre o envio dos remédios e a chegada até nossa cidade”.
Assistência Social
O Secretário Municipal de Assistência Social, Cristiano Benedito Lauro, com muito conhecimento técnico da área, até porque estava até o final de 2016 envolvido com a Associação Francisco Pró-Vida, falou da importância do Sistema Único de Atendimento Social (SUAS). Ao ser questionado pela Vereadora Mirian com relação à equipe de trabalho da Casa Lar, ele relatou ser um trabalho importante, porém, há complexidade no funcionamento.

“A forma de contratação dos profissionais foi através do Provopar e não por concurso público que seria mais adequado. Foi feito um contrato e se foi protelando o assunto. Daí chegou o MP e deu um prazo, e a gestão anterior fez um credenciamento e o problema continuou. Então digo que hoje a Secretaria de Assistência Social está toda desestruturada, não há veículo, pois o carro está batido. Precisamos começar do zero e há leis que dão amparo e outras que precisam ser melhoradas, assim como há um Conselho Municipal da Saúde que dá respaldo e precisamos intensificar a busca por recursos do Governo Federal, daí a importância das secretarias estarem trabalhando em conjunto como estamos já conversando em cinco reuniões, isto faz a diferença”, disse Cristiano. A vereadora Mirian ressaltou da importância do trabalho em rede, quer dizer, as secretárias estarem interligadas.
Educação
Prosseguindo com a sabatina, a Secretária Municipal de Educação, Adriane Cavatoni, Professora concursada pela Prefeitura platinense, disse que foi convidada há apenas uma semana e que está na fase de processo da montagem de sua equipe pedagógica, portanto, segundo ela, “não me aprofundei da real situação da Secretaria da Educação do Município”. Adriane pretende “verificar o que está surtindo efeito positivo e o que não está, que a educação consiga evoluir e que os programas e projetos se consolidem”.

Ela ainda enfatizou que “o instrumento de trabalho é o educando”. Quanto à profissão que exerce deixou bem claro que “sou Professora por amor e na Secretaria é para exercer também a função com amor, ética e planejamento. Não vejo a educação como um gasto, mas sim como investimento, planta-se para colher mais tarde”, disse Cavatoni que tem dois padrões no Município (40h/aula). Ela é formada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Pioneiro (Uenp-Fafija) e especialização em gestão e especialista em inclusão.

Na gestão da ex-Secretária Maria Laura, na administração da ex-prefeita Maria Ana Guimarães Pombo (PT), Cavatoni foi coordenadora pedagógica.

O tucano Mineiro também cobrou a inauguração de mais Cmeis; parabenizou Adriane assim como o trabalho da ex-secretária Maria Laura e que vê com preocupação esta pasta porque é preciso contratar mais professores/profissionais para a Educação. Também pediu atenção para a Guarda Mirim, que na visão do parlamentar, precisa ser reativada. À ideia defendida pela vereadora com relação à rede, ou seja, a interligação das secretarias, Adriane disse que “a educação integrada à rede apresenta a formação continuada e isso pode esbarrar nos investimentos, mas acreditamos num bom trabalho junto a todos os envolvidos com a Secretaria de Educação”.
Esporte
Marcos Gilmar Amaral, Secretário Municipal de Esportes e Cultura, terá como diretor do Departamento Municipal de Cultura, Antônio Veiga de Freitas Altvater que continua na mesma função que exerceu na gestão do ex-prefeito Pedro Claro de Oliveira Neto (DEM). Ele lembrou quando veio para Santo Antônio da Platina, como jogador profissional e aqui constituiu família e adotou o Município como sua terra natal, ele que é natural de Ponta Grossa.

“Foi uma honra ser convidado pelo Zezão. Desde que vim para Santo Antônio da Platina fiquei vislumbrado com a comunidade que tem o esporte e a cultura em evidência. Na área de Cultura o que vem sendo feito terá continuidade como o Projeto Intervem, a Feira do Artesanato e agora implantando o Centro de Documentação na Platina. Pretendemos também fomentar o uso contínuo da Casa da Cultura, abrindo espaço para a Educação, a Assistência Social, enfim, que haja integração”, disse. Os vereadores Professor Jé, Mineiro, Vermelho, Mirian, se posicionaram quanto às reformas e manutenções das quadras esportivas nos bairros, do Ginásio de Esportes “Henrique Schmidt”, o Estádio Municipal José Eleutério da Silva, Academias da Terceira Idade (ATI).

“Primeiramente deixo bem claro que nos falta à estrutura física, ou seja, recursos humanos para dar estrutura, suporte, para as atividades que se pretende implantar, inclusive necessitando de profissionais que tenham registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF) e assim desenvolvermos projetos. Fotografei quase todas as praças esportivas do Município e, infelizmente muitas estão depredadas, não vou elencar uma a uma, mas precisamos buscar meios para serem solucionados, para estarem devidamente em condições para o uso da comunidade trabalhando com atividades que envolvem desde o pré-infantil até a Terceira Idade ainda mais que a média atual de filhos por família é de 1,9, portanto, estamos diante de uma sociedade que está envelhecendo e precisa de qualidade de vida e o esporte vem de encontro a esta necessidade”, esclareceu Gilmar.

O vereador Mineiro lembrou que o ex-prefeito não deixou recursos para o esporte e as quadras ficaram abandonadas. E Gilmar concluiu: “Vou pedir para as pessoas que fomentem o trabalho esportivo, pois investir na educação e no esporte é investir no ser humano, o afastando do mundo das drogas. E, quanto ao Ginásio ‘Schmitão’ foi feita apenas uma reforma paliativa na quadra que foi lixada e pintada e pode ser usada, mas estaremos pedindo ao engenheiro da Prefeitura que faça um levantamento das paredes, vestiário e estrutura externa porque há erosão no prédio”.

Deixo bem claro que nos falta a estrutura física e recursos humanos para dar estrutura, suporte, para as atividades esportivas que se pretende implantar(…), as praças esportivas estão depredadas”

Pecuária, Agricultura e Meio Ambiente
Luis Carlos da Silva, que foi candidato a vereador pelo PHS, sendo o 13º candidato mais bem votado dentre os 101 que concorreram, é o Secretário Municipal da Pecuária, Agricultura e Meio Ambiente, porém, a pasta do Meio Ambiente terá um diretor, que é o que está atualmente no cargo, José Ricardo Arruda.

Luis fez uma breve explanação de sua pasta como, por exemplo, números de 2015 que apontavam que o Agronegócio no Município gera aproximadamente 41% do Produto Interno Bruto (PIB), com valor estimado em R$ 323.166.955,00. Segundo ele a área rural é de 72.172 hectares. São 23 comunidades rurais e 946 produtores, deste número 738 envolvidos na atividade da Agricultura Familiar e 208 na agricultura patronal e familiar com quatro módulos fiscais.

“Os números comprovam que melhorou a vida das pessoas na zona rural, mas, mesmo assim, é preciso se esforçar para que haja qualidade de vida e, precisamos trabalhar em conjunto com outros setores da Administração e, assim, aumentar a produção e arrecadação na zona rural. Quando dizem que o povo sumiu da zona rural não procede. Afirmo que hoje são mais ou menos 5 mil habitantes na zona rural e podia ter mais se houvesse uma logística melhor. Por isso vou até o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), escritório em Jacarezinho, pedir a liberação de pedreiras em nossa região para empedrar várias estradas rurais. Outro ponto que precisamos nos unir, nós da Secretaria, a Prefeitura em geral e os vereadores é com relação à lei que diz que não se pode entrar na propriedade para arrumar estradas, apenas da porteira para fora; há, por exemplo, resfriadores de leite, que precisam ser melhor atendidos, porque às vezes acontece do leite ficar até quatro dias esperando para ser levado porque não se consegue chegar à propriedade. Contamos com o apoio da Câmara e vamos através do jurídico da Prefeitura rever esta lei e enviaremos o projeto de lei para que analisem e nos ajudem neste sentido”, destacou Luis Carlos.

Alguns edis falaram da situação das estradas e que é preciso investimentos para ajudar as famílias. Ainda segundo o secretário a sua pasta pretende fazer uma sala com data show para que professores e alunos visitem o Viveiro Municipal e ali possam desenvolver uma aula e, quanto à Agricultura Familiar, Santo Antônio da Platina se destaca pela diversidade e parceria do Município com a Emater, Seab e que a Emater Regional apresentou as prioridades que estão sendo desenvolvidas na área rural como floricultura, fruticultura, piscicultura, café e leite. “Há tanques que estão produzindo de 4 a 5 mil quilos de tilapia por dia”.
Por fim, Luis Carlos destacou a lei que terceiriza manutenção de estrada e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural está discutindo com o Consórcio Regional que envolve os municípios: Jacarezinho, Ribeirão Claro, Carlópolis, Joaquim Távora e Santo Antônio da Platina, para organizar a vinda da Patrulha Mecanizada através do Governo Estadual.

“Serão 15 quilômetros de estradas a serem readequadas primeiramente em Jacarezinho, depois em Santo Antônio, seguindo pelas outras cidades. O Conselho Municipal é que faz um levantamento das principais necessidades; ele que é formado por um representante de cada local”, finalizou, antes, porém, citando outras melhorias necessárias e projetos a serem desenvolvidos pela sua Secretaria.
Desenvolvimento Econômico
O último Secretário que fez uso da palavra na Tribuna da Câmara foi Marcelo Siqueira que responde pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Ele falou do Sine, da Agência do Trabalhador, dos cursos profissionalizantes, turismo, sala do empreendedor e do Parque Industrial. “Com relação à água e luz não há problemas, Sanepar e Copel, respectivamente já se manifestaram positivamente, o problema está no esgoto e, para isso, vai ser preciso implantar fossa séptica”.

E concluiu o secretário Marcelo: “Temos lá 38 áreas (lotes) com metragens diferentes para contemplar tanto investidores aqui mesmo da Cidade como de outras regiões do País”.
O Diretor da Indústria e Comércio será Antonio Marcos de Souza, mais conhecido por Marcão do Café.

Texto: Jornalista Fábio Galhardi/Fotos: Fausto Galhardi/Especial para o npdiario

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.