Sede da Amunorpi sairá de Santo Antônio para Jacarezinho

Prefeito Zezão não esboçou reação e nem discordância

Depois de 48 anos de atividades a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), terá finalmente uma sede própria. Atualmente ela está instalada à Rua Tiradentes, 422, no centro de Santo Antônio da Platina (foto) e será transferida para uma área de 660m² de propriedade do município de Jacarezinho. A notícia foi dada pelo presidente da associação, Mário Augusto Pereira (PSC) que é prefeito de Ribeirão Claro e fica no cargo até março de 2018.

A entidade também já foi sediada em Jacarezinho , Ibaiti e Joaquim Távora, mas sempre em imóvel locado.

Mário disse que em 1988, quando ocupava a mesma presidência, tinha deixado em torno de R$ 78 mil em caixa e sonhava com uma sede própria para a unidade, o que não se concretizou já que estava no final de mandato. Passados 29 anos, ocupa novamente a presidência da entidade e teve a satisfação de revelar a conquista da Associação na reunião dos prefeitos que aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 24, em Santo Antônio da Platina, quando estiveram presentes 10 prefeitos, dois vice-prefeitos; e, representando os chefes de Executivos ausentes de três Municípios: um chefe de gabinete, um secretário administrativo e um secretário de comunicação. A Amunorpi é formada atualmente por 25 municípios (Curiúva saiu e passou para a região dos Campos Gerais há três anos).

O chefe do executivo de Jacarezinho, Sérgio Eduardo Emygdio de Faria (DEM), o ‘Dr. Sérgio’, não estava na reunião, mas sua assessoria foi a responsável por articular todo o procedimento de destinar uma área para a sede própria. Ele encaminhou à Câmara de Vereadores de seu município, o Projeto de Lei nº 52/2017, de 6 de outubro/2017, que autoriza a doação de uma área de 660m² localizada no Lote 7, no Jardim Desembargador Leonel Passos da Cruz Marques.

                  

O imóvel consta de uma casa de quatro quartos, sala, edícula, localizada a aproximadamente 50 metros da unidade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do terreno onde será construída a sede da Receita Federal.

O presidente da Amunorpi colocou em votação para que os prefeitos presentes na reunião se manifestassem a favor ou contra a associação ter o imóvel, ou seja, a “doação fica gravada com cláusulas de impenhorabilidade e inalienabilidade pelo prazo de 15 anos, a contar da publicação da Lei”, não podendo mudar a finalidade, caso isso ocorra, e se descumpra o conteúdo dos artigos 4º e 5º da referida Lei, o lote volta a pertencer ao doador, no caso, a prefeitura de Jacarezinho. A casa onde será a sede era utilizada por engenheiro chefe do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Os prefeitos foram unânimes em aceitar o imóvel, inclusive o Prefeito de Santo Antônio da Platina, José da Silva Coelho Neto (PHS), o ‘Professor Zezão’, que não se manifestou ou fez qualquer observação com relação à saída da sede da Amunorpi de seu Município.

         

Atualmente a despesa mensal da Amunorpi com aluguel da casa e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é de R$ 2.200,00. O prefeito ribeirão-clarense assinalou que a associação terá despesas com a pintura do prédio e poucos detalhes quanto à mobília, pois o deslocamento dos imóveis é que determinará se será preciso adquirir algo mais e que esteve visitando a casa e que se trata de uma estrutura muito forte não apresentando rachaduras exigindo o mínimo possível de investimento e que até o mês de março do ano que vem a sede já estará pronta para receber as reuniões dos prefeitos e que os trâmites atuais estavam na Câmara de Vereadores de Jacarezinho para votação. Com a sede própria, a mensalidade que as Prefeituras repassam para a Amunorpi tende a diminuir.

Mário Pereira ainda lembrou que era hábito dos prefeitos que assumiam a associação transferir a sede para seus municípios o que não vinha ocorrendo nos últimos anos. À reportagem do npdiario uma servidora, assistente administrativo, da Câmara de Vereadores informou que o Projeto tinha passado por duas votações em sessões ordinárias e que já fora encaminhado para a sanção do Prefeito Sérgio Faria no último dia 22 de novembro para os procedimentos sequenciais legais, o que deve acontecer na semana que vem.

                               Texto e fotos: Fábio Galhardi/ Especial para o npdiario

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.