Tecpar participa da feira de inovação GeniusCon

Em Jacarezinho

A Incubadora Tecnológica do Paraná (Intec) é um dos destaques da quarta edição da GeniusCon, maior feira de inovação, tecnologia e empreendedorismo no Norte Pioneiro do Paraná, que termina nesta sexta-feira (11), em Jacarezinho.

Um dos públicos da feira é formado por estudantes e acadêmicos. Eles querem auxiliar a comunidade por meio de processos ou produtos inovadores, mas não sabem como colocar isso em prática. Também participam empresários da região que conhecem os gargalos tecnológicos e buscam soluções, com a intenção de investir em ideias inovadoras.

Segundo o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, esta é um momento para apresentar aos empreendedores locais as oportunidades oferecidas pela Intec e as soluções tecnológicas do instituto para o desenvolvimento da região.

“O Tecpar está ampliando o apoio aos empresários no Paraná. Este ano, a Intec abriu oportunidades para as cidades do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro e está oferecendo vagas para incubação em Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Bandeirantes, Andirá e Cambará”, destacou Callado.

O instituto é representado na feira pelo diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais, Lindolfo Luíz Junior.

NORTE PIONEIRO – A unidade da Intec no Norte Pioneiro foi criada em 2014 para apoiar empresários e empreendedores da região. Em 2016 teve sua primeira empresa incubada.

No edital deste ano foram abertas três vagas para incubação residente para Jacarezinho e três para a modalidade não residente para este município e os outros quatro vizinhos da região. Na modalidade residente a empresa fica nas dependências da Intec, enquanto na modalidade não residente a empresa não se instala na incubadora, mas conta com o apoio dos especialistas do instituto.

Para participar do processo seletivo o empreendedor deve submeter seu Plano de Negócios à avaliação de uma banca julgadora. Os interessados em podem acessar o edital no site http://intec.tecpar.br/web/

Durante o programa de incubação a empresa passa por quatro níveis de maturidade: implantação (estruturação da empresa), crescimento (expansão dos negócios), consolidação (início da sustentabilidade financeira) e liberação (com o aumento da fatia do mercado e posterior graduação da incubadora). A cada trimestre o grau de maturidade é avaliado.

A partir do início da etapa de consolidação até o final da etapa de liberação, a incubada passa a pagar mensalmente ao Tecpar uma retribuição ao incentivo que corresponde a 3% do faturamento bruto mensal da empresa.

GENIUSCON – O evento surgiu em 2016, por meio de uma parceria entre o Sebrae e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Jacarezinho para fomentar a inovação e a tecnologia na região. Em 2017, o Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro mudou o formato e a dimensão do evento, que se transformou na maior feira de inovação, tecnologia e empreendedorismo no Norte Pioneiro.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.