Banco de Sangue volta a funcionar em Ibaiti

Estava desativado desde 2015

O novo Banco de Sangue está instalado na Fundação Hospitalar de Saúde Municipal de Ibaiti, após grandes esforços da atual administração municipal, com projeto, documentação e reforma do espaço físico, do prefeito Dr. Antonely de Carvalho juntamente com o secretário de Saúde Wilha Galdino.

Para voltar a funcionar, Dr. Antonely mandou construir uma nova infraestrutura de acordo com as normas sanitárias vigentes, equipada com os melhores aparelhos disponíveis, profissionais treinados, tudo isso em tempo recorde, haja vista os entraves impostos pela legislação.

O Banco de Sangue de Ibaiti é coordenado pelo médico Dr. Helio de Queiroz e conta com um corpo técnico com os bioquímicos, Dr. Nivaldo Neto, Dr. Thiago Buziquia, Drª. Carla D. Oliveira, conjuntamente com o Setor de Enfermagem tendo à frente a enfermeira Elange Nogueira e um corpo de enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Atualmente a FHSMI realiza inúmeros procedimentos cirúrgicos e também dá suporte as atividades do SAMU Regional. O suprimento rápido do hemocomponetes necessários nas cirurgias dará maior segurança aos profissionais médicos e principalmente aos pacientes atendidos nas cirurgias e nos procedimentos do SAMU.

Importância

A Agência Transfusional (Banco de Sangue) é um órgão primordial para a saúde pública e tem por finalidade salvar vidas dos que necessitam de uma transfusão sanguínea devido a situações patológicas e em situações de extrema urgência como complicações cirúrgicas e acidentes que levam a perda significativa de sangue, podendo levar o paciente a óbito caso não tenha o sangue disponível imediatamente.

A unidade mantém um estoque regular de aproximadamente 25 bolsas de sangue.

O procedimento para doar sangue é muito simples; é só procurar o laboratório no Hospital Municipal apresentando seus dados e de acordo com sua disponibilidade a coleta é agendada.

O doador é encaminhado a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue – UCTS de Jacarezinho com transporte da Fundação Municipal de Saúde Hospitalar de Ibaiti.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.