NPdiário | Batalhão recebe cinco novos fuzis para combate ao crime organizado

Batalhão recebe cinco novos fuzis para combate ao crime organizado

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Carregador com capacidade de 30 tiros

Neste mês de agosto, o 2º Batalhão de Polícia Militar recebeu do Governo do Estado novos armamentos para combater o crime organizado. Trata-se de cinco fuzis da marca Imbel, modelo IA2, no calibre 5,56mm, armamento  produzido com alto controle de qualidade, tendo excelente aceitação técnica e sendo largamente utilizado pelas forças de segurança pública e pelas Forças Armadas brasileiras.

Esse tipo de armamento se soma a outros já adquiridos pelo 2º BPM após uma onda de roubos a bancos na região, mais especificamente explosões de caixas eletrônicos.

Foi avaliado o desempenho do fuzil em condições operativas, onde se verificou, por exemplo, sua compatibilidade com os equipamentos individuais do militar e a sua resistência a impactos e ao contato com areia, água ou lama.Carregador OTAN com capacidade de 30 tiros.
Utiliza alça de mira do tipo rampa deslizante, com as posições de 150 e 250 metros, sendo regulável manualmente no plano horizontal, sem necessidade do emprego de chaves de fenda ou outras ferramentas A massa de mira é regulável em altura.

O guarda-mão tem uma placa de alumínio interna defletora de calor, o que permite até 200 tiros em sequência sem aquecimento. Os zarelhos são fixos.Os disparos do IA2 não têm a tendência de subir e a arma tem melhor desempenho em ambientes urbanos e próximos, com um tamanho cerca de 30 cm e peso de 2 kg menores do que os anteriores.

Desde que o 2º Batalhão de Polícia Militar recebeu os primeiros fuzis – início de 2017 –, tivemos apenas uma tentativa de roubo a banco na região – Siqueira Campos/PR – em 11 de março de 2017, mas os criminosos, que estavam fortemente armados com armas de grosso calibre, tiveram seus planos frustrados pela ação da ROTAM da 2ª Companhia PM do 2º BPM – sediada em Wenceslau Braz/PR – que, com os fuzis recém adquiridos na época, confrontou os criminosos e, após longa troca de tiros, impediu que os assaltantes obtivesses sucesso em suas ações.

O Comandante do 2º BPM, Tenente-Coronel José Luiz de Oliveira, disse: “Com o recebimento dessas cinco novas armas, toda a área do 2º BPM passa a ser recoberta por equipes armadas de fuzis, o que aumenta consideravelmente a segurança nesses municípios e o poder de enfrentamento da PM contra esses criminosos”.

 

 

 

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Comentários

  • Facebook
  • Google Plus

Notícias relacionadas