Econorte e DER não chegam a acordo e paralisação de obras continua

Rumores sem fundamento alardearam versão diferente da verdadeira 

A Triunfo/Econorte participou de uma audiência de conciliação com o DER em Curitiba e fez algumas propostas para o DER, só que não houve acordo, ao contrário de boatos inconsequentes que circularam nesta sexta-feira, dia oito. Assim, a situação permanece a mesma.

A paralisação das obras em Santo Antônio da Platina na BR-153 continua.
Abaixo, o Esclarecimento que, oficialmente, a concessionária enviou ao npdiario no início da noite desta sexta-feira:

Representantes da Econorte, empresa responsável pela concessão do pedágio na região do Norte Pioneiro, que integra o Lote 1 do Anel de Integração, estiveram na audiência de conciliação junto com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), a pedido da Justiça Federal na tarde de quinta-feira (07) em Curitiba. O objetivo seria chegar a um acordo sobre a suspensão dos atendimentos da concessionária nos trechos da BR-153 e PR-090.

A Econorte se dispôs a retomar os atendimentos médicos e mecânicos nos trechos da BR-153 e da PR-090, pelo período de até 90 dias, até que o DER consiga assumir esses serviços integralmente. A retomada dos serviços só será possível se a liminar vigente for integralmente cumprida pela contraparte, por meio da reativação da praça de pedágio de Cambará e do reajuste das tarifas de pedágio, que deveria ter ocorrido em dezembro e até agora não foi autorizado. A concessionária se propôs a prestar serviços, além de suas obrigações contratuais, em respeito aos seus usuários.

Um breve histórico – A incorporação dos trechos da BR-153 e PR-090 ocorreu através do pedido de municípios representados pela AMUNORPI (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) no ano de 2001. No mesmo ano, o DER solicitou um estudo de viabilidade e no ano seguinte (2002), a Econorte assumiu a concessão das rodovias, o que ocasionou a transferência da praça de pedágio de Cambará para Jacarezinho.


Na época, foram investidos mais de R$ 80 milhões na recuperação, restauração e manutenção do pavimento e sinalização da rodovia, que se encontrava em péssimas condições quando a empresa assumiu a concessão. A concessionária previa ainda investimentos de aproximadamente R$ 30 milhões em obras na região, com destaque para a construção de viadutos em Santo Antônio da Platina, paralisada em decorrência da liminar, e em Jacarezinho, até o fim do contrato de concessão que ocorrerá em 2021.

Entretanto, a decisão liminar emitida pela 1ª Vara Judicial de Curitiba, anulou o aditivo contratual que engloba os trechos BR-153 e PR-090, o que resultou na suspensão da obra do viaduto de Santo Antonio da Platina e dos serviços de manutenção e atendimento médico e mecânico.

A Econorte lamenta profundamente e reforça que está tomando todas as medidas legais e judiciais cabíveis para restabelecer as condições até então vigentes do Contrato e seus aditivos firmados entre as partes ao longo de 20 anos de concessão.

Recorde tambémhttps://npdiario.com.br/economia/econorte-vai-manter-paralisacao-de-obras-em-santo-antonio-da-platina/

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.