NPdiário | Feira de Produtos da Terra atrai andiraenses

Feira de Produtos da Terra atrai andiraenses

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Agronegócio com diversidade e qualidade 

Quem passou pela Praça Sant’Anna, no centro de Andirá, na manhã deste sábado, dia dez, percebeu uma intensa movimentação. Eram as ações da 1 Feira dos Produtos da Terra – organizadas pela Prefeitura de Andirá, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo – numa parceria com o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Sucos, pães, doces, artesanato, flores e outras plantas, e mais uma diversidade de produtos, foram ofertados a população.

Também havia porções de peixes e mandiocas, fritos na hora; e barracas, mesas e equipes uniformizadas, preparadas para atender o público, que compareceu e aprovou a iniciativa. Muitas pessoas que passavam pelo local, pediram a periodicidade da Feira.

A atividade faz parte de uma estratégica de política pública para valorização e incentivo aos proprietários rurais, para que dinamizem suas ações de geração de renda, diagnosticando e potencializando a economia criativa nestes locais. Para isso, a Secretaria, juntamente com os parceiros (Sindicato Rural e Senar),  realizaram um curso de formação que abordasse estas questões de melhorias nas estruturas das propriedades – dentro da perspectiva organizacional -, estratégias de divulgação, diagnósticos dos produtos e serviços a ofertar, comercialização.

Dez proprietários rurais realizaram o curso de Turismo Rural e abriram suas propriedades para as consultorias e ações estratégicas. Uma Trilha Rural foi realizada recentemente, o que mostrou estas potencialidades de cada local.

Neste sábado, estes produtos e serviços foram levados à Praça Sant’Anna, e os visitantes puderam ver de perto as maravilhas que cada um tinha a oferecer. A Feira, que teve início às 9 horas e terminou às 15 horas, teve, no final, uma avaliação coletiva, mediado pela professora  Devanilde Alves Arias.

A Prefeita, Ione Abib, esteve presente e ficou até o final do evento, conversou com os proprietários, agradeceu o empenho de todos e parabenizou cada um deles pelas produções,  mobilização e aposta na economia criativa.

De acordo com Ana Del Padre, uma das produtoras rurais participantes do curso e da Feira, os trabalhos marcaram por ampla mobilização: “ Foi muito intenso e gratificante. Não só a feira, mas, o curso todo de artesanato como recurso turístico. Estamos buscando os meios de implantar  o turismo rural em nosso município e esse curso faz parte do programa de nove cursos no total.  Estamos muito confiantes, acreditando muito neste sonho. Hoje foi um momento de maior união deste grupo que se tornou uma família; uma família rural”, disse

A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sueli Nardoni, disse que, com o apoio da Prefeita, Ione Abib, Andirá é hoje uma promessa regional nas políticas de turismo como fonte e ferramenta de dinamização das potencialidades econômicas.

Segundo ela , o município tem trabalhado firme nesta perspectiva: “ Precisamos valorizar nossa terra, nossos produtores que produzem tantas riquezas e amam o que fazem. É trabalhoso, porém é gratificante ver os resultados e ver as pessoas emocionadas com tanto detalhes que relembram nossa infância , nossa história. O objetivo do projeto Turismo Rural é a geração de renda e o fomento do empreendedorismo”, finalizou.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Comentários

  • Facebook
  • Google Plus

Notícias relacionadas