Jacarezinho: Liminar impede posse de conselheira tutelar

Acusada de transporte irregular de eleitores

Uma candidata recentemente eleita para o Conselho Tutelar de Jacarezinho (foto) teve a posse suspensa liminarmente (de forma provisória) pela Justiça, a pedido do Ministério Público do Paraná, a partir de ação civil pública ajuizada pela 2ª Promotoria de Justiça da comarca. O MP sustenta que a moça teria cometido ilegalidades durante o processo eleitoral que inviabilizam sua atuação como conselheira tutelar – são relatados na ação pretensos casos de compra de votos (em troca de carne e refrigerante) e de transporte irregular de eleitores.

A partir desses fatos, o MPPR requereu que a Justiça declare a “inidoneidade” da candidata e que, assim, não seja legitimada sua participação nas eleições. Como sustenta na ação, “o cargo de conselho tutelar não tem fim político, sendo um processo de escolha individualizado, sem vinculação a partidos políticos. O uso da máquina pública para campanha fez com que a candidata incorresse em abuso de poder político, colocando em cheque sua idoneidade moral.”

A liminar que impede a posse foi deferida nesta quinta-feira, dia 12, pelo Juízo da Vara da Infância e Juventude de Jacarezinho. As eleições para o Conselho Tutelar foram realizadas em 6 de outubro.

Procurada, a moça negou as acusações e garantiu já entrado na Justiça para derrubar a liminar,”não fiz absolutamente nada de errado, estou com a consciência tranquila”, afirmou para o npdiario, aparentando tranquilidade.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.