Novembro Azul: Laboratório Dra.Glair faz exames de sangue gratuitos

Em Santo Antônio da Platina 

Pela quarta vez seguida, o Projeto Missão Amanhecer se realiza em Santo Antônio da Platina numa ação promovida pela Igreja Metodista.

                                            
Em 2018, a equipe da bioquímica Glair Villas Boas organizou a distribuição de cartões para fazer os exames de PSA gratuitos.É que este mês é o Novembro Azul, uma campanha de conscientização dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.


Além de 200 trabalhadores rurais volantes (boias-frias) outros 100 homens de famílias simples puderam fazer o PSA totalmente gratuito neste domingo, dia 18,no Laboratório Dra Glair. Houve até filas (fotos).
“É uma maneira de colaborar com a campanha que tem objetivos públicos de melhoria nos níveis de saúde”, explica a profissional. que já foi presidente da Associação Comercial e Empresarial local.

                                       
O PSA, conhecido por Antígeno Prostático Específico, pode ser avaliado através de um exame de sangue simples feito em laboratório e que serve para diagnosticar alterações na próstata como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo.

Geralmente, os indivíduos saudáveis têm valores de PSA total inferiores a 4 ng/ml, porém este valor pode estar alterado ou estar ligeiramente aumentado com a idade, com a origem do indivíduo e com o laboratório onde a análise foi feita e, não significa em todos os casos que o indivíduo tem câncer de próstata.

No entanto, em caso de câncer na próstata, o valor de PSA também pode permanecer normal e, por isso, a suspeita  deve ser sempre confirmada com outros exames de diagnóstico, como explica a bioquímica.

 

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.