NPdiário | Pressão exige abertura imediata da UTI adulta no Hospital Regional

Pressão exige abertura imediata da UTI adulta no Hospital Regional

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Só que reivindicação já será atendida nas próximas semanas

Uma faixa foi colocada na BR-153 com a frase “Santo Antônio da Platina pede socorro! UTI com dez leitos está fechada desde 2016″. Há uma imprecisão, a Unidade de Tratamento Intensivo adulta do Hospital Regional do Norte Pioneiro não pode reabrir simplesmente porque nunca foi aberta. O que funciona é a UTI neo-natal também com dez leitos.

A inscrição abaixo da frase trata de outra demanda porque haveria problemas no projeto da concessionária do trecho e, quando chove, enche de lama o local. Por isso “Cuidado, risco de alagamento”.

A faixa no viaduto,  um abaixo-assinado circulando pedindo a instalação imediata da UTI adulta, entre outras ações políticas, são legítimas até porque as eleições serão realizadas daqui a seis meses. Só que o pedido parece extemporâneo, uma vez que a unidade deve começar a funcionar ainda em abril, se não acontecer algo muito grave.

A pressão pelo funcionamento dá a impressão que estaria sendo mobilizada sem a informação de que ela vai iniciar as atividades de qualquer maneira.


Atendendo a determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior em face da pandemia de coronavírus, o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, e o Primeiro Secretário da Assembleia Legislativa, Luiz Cláudio Romanelli, anunciaram através do npdiario no final da tarde do último dia 24 de março, a priorização na ampliação do número de leitos das Unidades de Tratamento Intensivo adultas de quatro municípios da mesorregião do Norte Pioneiro.
A estratégia é aumentar de forma gradativa mas urgente dependendo efetivamente da demanda para o novo cenário.

Serão beneficiadas as Santas Casas de Misericórdia de Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio, e a Casa de Saúde Dr.João Lima (também de Cornélio), todas terão mais leitos de UTI adulta.
Beto e Romanelli informaram que o tomógrafo que a UTI adulta do Hospital Regional do Norte Pioneiro (foto) necessita já foi viabilizado vindo de Paranaguá, devendo ser instalado em breve.O respiradouro, aparelho imprescindível para pacientes com a Covid-19, também já foi comprado, antecipou o secretário, “vamos abrir desde que consigamos instalar também os leitos de enfermaria”, disse durante sessão na assembleia. E vai ocorrer porque Beto também confirmou depois em outros órgãos de comunicação, inclusive nesta semana para emissoras de rádio da região.

Além disso, no dia seguinte, 25, o Hospital Regional do Norte Pioneiro abriu 51 vagas e seleciona currículos de enfermeiros e técnicos de enfermagem para contratação imediata. São 14 vagas para enfermeiros e 37 para técnicos. Segundo a diretora-geral do Regional, parte é destinada para suprir a UTI adulta. Então, parece improvável que, finalmente, não seja efetivada nas próximas semanas.

Os deputados Cobra Repórter e Mauro Moraes também trabalharam na conquista.São 73 leitos e a já instalada UTI neo-natal. O HRNP atende 22 municípios da área da 19ª Regional de Saúde. Por mês, realiza 600 atendimentos de trauma e cerca de 150 partos.

Veja também matéria exclusiva: https://npdiario.com/cidades/exclusivo-ratinho-junior-investe-em-utis-de-quatro-cidades-do-norte-pioneiro/

E mais esta: https://npdiario.com/capa/hospital-regional-abriu-hoje-51-vagas-para-enfermeiros-e-tecnico

 

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Comentários

  • Facebook
  • Google Plus

Notícias relacionadas