Quarta-feira de Cinzas: Confira origem, locais e horários de missas

Representa conversão para uma nova vida

A Paróquia Santo Antônio de Pádua divulgou os horários e locais das celebrações de missas nesta quarta-feira de Cinzas, dia seis, em Santo Antônio da Platina.

É um momento especial porque introduz os fiéis precisamente no mistério quaresmal. Haverá imposição das Cinzas.

Confira:

06:30 h – Matriz;

14:00 h – Asilo;

15:00 h – Matriz;

15:00 h – Hospital Nossa Senhora da Saúde;

19:30 h – Matriz;

19:30 h – Monte Real;

19:30 h – Setor São Joaquim e

19:30 h – Jardim do Sol.

Carnaval ou entrudo são os três dias de festas que precedem a Quarta feira de Cinzas. É uma palavra que tem origem no latim “carna vale” e que significa dizer “adeus à carne”. O carnaval chegou ao Brasil através das festas que ocorriam na Europa, principalmente na Itália e na França, no século XVII.
As cinzas da quarta-feira representam, de acordo com a liturgia católica, a conversão para uma nova vida, uma espécie de renascimento.

Pelo calendário cristão, a Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma (período de preparação da Páscoa), que termina na Sexta-feira Santa. Neste dia é celebrada a tradicional Missa das Cinzas. A data dá início ainda, no Brasil, à Campanha da Fraternidade da Igreja Católica.

História – A crença de que o fogo purifica e de que a vida renasce das cinzas transcende as versões teológicas e tem registro em relatos mitológicos.

Na Grécia antiga, esse processo de purificação era representado na história da Fênix, um pássaro que, quando morria, entrava em autocombustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas.

Antes, para os egípcios, outra ave, Bennu, cujo ciclo de vida terminava sobre a pira do deus Rá (Deus do Sol), deixava-se consumir pelas chamas, renascendo das cinzas.Na antiga tradição do Oriente Médio, cinzas são jogadas sobre a cabeça das pessoas como símbolo de arrependimento perante Deus.

Em todos esses casos, há um significado que perdura: a esperança de que o fim não existe e de que sempre haverá um porvir.

Uma curiosidade irônica ainda pode ser registrada na língua portuguesa. A palavra cinza tem apenas uma rima possível: é com a palavra ranzinza. Nada mais parecido com fim de festa.

A cinza quer demonstrar justamente isso; viemos do pó, viemos da cinza e voltaremos para lá, mas, precisamos estar com os nossos corações preparados, com a nossa alma preparada para Deus.

A quarta-feira de Cinzas nos coloca dentro do mistério. É um tempo de muita conversão, de muita oração, de arrependimento, um tempo de voltarmos para Deus.

A Quaresma é tempo conversão, tempo de silêncio, de penitência, de jejum e de oração.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.