NPdiário | Ribeirão do Pinhal incluído no Mapa do Turismo Brasileiro

Ribeirão do Pinhal incluído no Mapa do Turismo Brasileiro

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Denominação trará benefícios para o município

Ribeirão do Pinhal foi oficialmente incluído no Mapa do Turismo Brasileiro (MTur) 2019-2021. Nesta segunda-feira, dia 26, recebeu o certificado concedido pelo Ministério do Turismo, que comprova que  é um dos 2.694 destinos brasileiros(são 5.568 municípios em todo o país) de 333 regiões turísticas, que tem potencial para tornar o turismo uma fonte de geração de empregos e renda.

O Mapa do Turismo é um instrumento que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas. É ele que define o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística de cada município.

Com o objetivo de apoiar a estruturação do destino, a gestão e a promoção da atividade turística no Brasil, os municípios participantes foram indicados pelos órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios constituídos em conjunto com o Ministério do Turismo.

Atualmente o Norte Pioneiro do Paraná tem 16 municípios no Mapa do Turismo e Ribeirão do Pinhal recebeu a classificação D. Essa metodologia tem como base quatro variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais, agrupados em cinco categorias, de A até E. A categorização, como é chamada, atende à necessidade do MTur de aprimorar os critérios para definir políticas públicas para o setor e criar um instrumento capaz de subsidiar, de forma objetiva, a tomada de decisões de acordo com o tamanho da economia do turismo de cada localidade.

O secretário Municipal de Esporte, Turismo e Lazer, Lucas Rosa Adriano, ressaltou a importância da Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná (Atunorpi) nessa conquista. “Esse certificado é muito importante e graças a ajuda da equipe da Atunorpi pudemos conquistá-lo”.

Como parte das ações de incentivo ao turismo em Ribeirão do Pinhal foi realizada nesta terça-feira , dia 27, uma reunião com membros do Conselho Municipal do Turismo, representantes do setor de serviços como hotéis, bares e restaurantes com Leopoldo Castilho da Rota do Rosário.

O encontro promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer, com apoio do reitor do Santuário do Divino Espírito Santo (foto acima), Padre Donizete da Silva, teve o objetivo de debater sobre a Rota do Rosário e a integração entre atrativos, empreendimentos e prestadores de serviços para desenvolvimento socioeconômico.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Comentários

  • Facebook
  • Google Plus

Notícias relacionadas