Santo Antônio da Platina produz biojoias

Peças confeccionadas com pele de tilápias

Continua o treinamento para as mulheres que farão parte da COPESCARTE, cooperativa especializada na produção de peças de vestuário, acessórios e biojoias a partir da pele de peixes.

Em parceria com a Prefeitura, que consentiu a permissão para o uso de barracão no Povoado Rural da Platina, a Copescarte promove o treinamento e capacitação de mulheres para confeccionarem peças a partir da pele da tilápia, curtidas e tingidas através de processo diferenciado.

“É uma iniciativa inovadora e inédita em nossa cidade e no Norte Pioneiro”, diz o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Siqueira, que há praticamente dois anos acompanha o processo de estabelecimento da cooperativa. Parte do sucesso que desse projeto vem da sensibilidade e apoio do secretário de Assistência Social, Cristiano Benedito Lauro, sua equipe e do prefeito Professor Zezão.

Além de peças de vestuário, de acessórios e das biojoias, a entidade contribui significativamente com o aumento da autoestima e empoderamento das mulheres em condições de vulnerabilidade social, além de proporcionar ocupação e aumento da renda familiar. “Trata-se de parceria onde todos ganham: as mulheres, com a elevação da sua dignidade; a Copescarte, com seu trabalho social e ambiental único; e o município, que tem seu nome associado a um produto diferenciado, de alto valor agregado, qualidade singular e atraente. Em cada produto que será comercializado estará a inscrição: ‘produzido em Santo Antônio da Platina, por mãos platinenses'”, relatou Siqueira.

Brevemente os produtos integrarão o desenvolvimento regional do Norte Pioneiro. Santo Antônio da Platina participa ativamente, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da iniciativa que propõe tornar o Norte Pioneiro do Paraná numa região atraente e discriminada pelo desenvolvimento econômico proporcionado pelo fortalecimento da cadeia produtiva do agronegócio, especificamente na área de alimentos e bebidas. Até 2028, serão criadas oportunidades de negócios com vantagens competitivas por meio da ação, cooperação e conexão entre SEBRAE/PR, sistema regional de inovação (SRINP), TECPAR, UENP, IFPR, SENAI, SENAC, UNOPAR/SAP, FANORPI, Prefeituras e Associações Comerciais.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.