Tetracampeã paranaense palestra sobre rugby na UENP

Atividade dos Jogos de Aventura e Natureza

Acadêmicos do curso de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP), campus de Jacarezinho, participaram na noite desta terça-feira,dia 26, de uma palestra sobre rubgy, com a professora Leca Jentzsch. Ela é uma das responsáveis pela modalidade nas clínicas esportivas promovidas durante os Jogos de Aventura e Natureza (JANS), que acontecem até o próximo dia 1º de dezembro na região de Angra Doce, Norte Pioneiro.

O evento contou com dois momentos: teórico e prático. No primeiro a profissional apresentou a modalidade, sua história, seu crescimento e fundamentos, evidenciando a evolução do rugby ao longo de seus 174 anos de existência, considerado na atualidade o segundo esporte coletivo mais praticado no mundo. Em seguida, os estudantes experimentaram jogando o que aprenderam. “O encontro ofereceu aos acadêmicos a oportunidade de aprender uma modalidade com formas educacionais, pois muitas vezes pela falta de conhecimento eles têm receio de trabalhar com o rugby”, declarou Leca.

Além de fazer a prática com a comunidade, também deixamos um legado, um ensinamento

Tetracampeã paranaense pelo Curitiba Rugby Club, Leca encerrou a carreira nos gramados em 2009, passando a se dedicar ao ofício de ensinar. “É preciso jogar essa sementinha de curiosidade nos acadêmicos, pelo que vi funcionou muito bem, ficaram interessados, e acho que quanto mais a gente trouxer novas modalidades e novas práticas pra dentro das universidades o envolvimento e interesse por novos esportes vai crescer, tivemos uma pequena demonstração disso na palestra, que foi muito produtiva, com a participação ativa dos alunos. Dentro da filosofia dos Jogos de Aventura e Natureza isso é muito importante, porque além de fazer a prática com a comunidade, também deixamos um legado, um ensinamento”, enfatizou.

Para o acadêmico do 3º ano, Lucas Aguiar, conhecer mais sobre o rugby possibilita ampliar o leque de oportunidades para se trabalhar com diferentes modalidades, principalmente em escolas e projetos sociais de incentivo a iniciação esportiva. “Já tinha visto na mídia, mais ainda não havia tido contato com o rugby. O que mais despertou minha curiosidade foi conhecer como se joga, como faz o try, conversão, a forma de pontuação, não sabia que podia passar a bola pra trás, achei coisas isso bem interessante. A metodologia adotada foi muito boa, é um esporte que pode ser facilmente trabalhado nas escolas e projetos sociais”, elencou Aguiar.

O professor doutor que integra o quadro docente de Educação Física da UENP, Walcir Lima, elogiou a iniciativa do Governo do Estado em trazer os JANS para a região de Angra Doce, bem como a iniciativa de trazer pra perto da comunidade esportes pouco tradicionais. “É super importante trabalhar com diferentes esportes. Ao trazermos novidades pra dentro da universidade motivamos nossos acadêmicos a conhecer novas possibilidades para se trabalhar. A palestra abordou não apenas a parte esportiva, mais a formação integral para se trabalhar com o rugby. O Governo do Paraná está de parabéns por trazer pra nossa região os Jogos de Aventura e Natureza, é um evento muito interessante”, ressaltou Lima.

 

Na oportunidade, o coordenador geral dos JANS, Tiago Campos, apresentou a iniciativa pioneira do Governo do Paraná que, em 2020, passa a integrar o calendário oficial dos eventos do Estado. “Realizado em cinco etapas, os Jogos de Aventura e Natureza têm por objetivo movimentar a economia e as regiões do Estado com potencial turístico através do esporte, cumprimos com êxito este papel e o evento se consolidou, reunindo mais de 22 mil atletas nas 30 modalidades em disputa e 100 mil participantes nas clínicas esportivas. Esse evento é uma excelente oportunidade para vocês terem contato com diferentes esportes, aproveitem ao máximo o que os Jogos têm a oferecer”, frisou Campos.

Ao final do encontro, Campos fez três convites especiais à comunidade acadêmica: “Convido vocês para acompanhar as oficinas que estão sendo realizadas aqui no campus, para assistir a competição de vôlei de praia que acontece entre sexta-feira (29) e sábado (30) na arena que está sendo montando aqui no campus e que ficará como legado dos Jogos de Aventura e Natureza para uso de vocês e para o evento de encerramento no domingo (1º) à tarde, na Ilha do Ponciano, em Carlópolis, que contará com o show de Thayná Bitencourt e diversas outras atrações”, convidou.

A clínica esportiva de rugby acontece no campo de futebol da UENP até esta quinta-feira (28). Ainda são oferecidas oficinas de punhobol e beach tennis no mesmo espaço em Jacarezinho.

Os Jogos de Aventura e Natureza são uma realização do Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência do Esporte, e contam com o apoio das cidades-sedes.

 

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.