Ibaiti renova coleta de lixo

O prefeito de Ibaiti Antonely de Carvalho, recebeu em seu gabinete os trabalhadores da Cooperativa da Coleta Seletiva Solidária de Ibaiti (Coopersoli).
O encontro foi para as assinaturas de renovação do contrato de prestação de serviços entre a Cooperativa e o município de Ibaiti.
O contrato, com vigência de 12 meses, vai garantir a operação da coleta seletiva, processamento e comercialização de resíduos sólidos urbanos e recicláveis ou reutilizáveis no município de Ibaiti.
A coleta seletiva é uma alternativa para minimizar o impacto da produção maciça de lixo que é jogado na natureza, uma vez que alguns materiais levam muito tempo para se degradar. O papel leva de três a seis meses, o filtro do cigarro e o chiclete levam cinco anos, a lata de aço de cinco a dez anos, o náilon mais de 30 anos, o plástico e o alumínio centenas de anos, o vidro mais de mil anos e a borracha leva um tempo indeterminado.
A iniciativa obedece a Resolução do CONAMA nº 275 de 25 de abril de 2001, que estabelece o código de cores para os diferentes tipos de resíduos: azul – papel e papelão, vermelho – plástico, verde – vidro, amarelo – metal, marrom – resíduos orgânicos, preto – madeira, roxo – resíduos radioativos, laranja – resíduos perigosos, branco – resíduos ambulatoriais e de serviço de saúde, cinza – resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.
Depois de recolhidos os materiais são armazenados numa central de triagem, onde serão separados, prensados e comercializados para as indústrias recicladoras.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.