Norte-pioneirense embarca para assistir sua 7ª Copa do Mundo na Rússia – NPdiário

Norte-pioneirense embarca para assistir sua 7ª Copa do Mundo na Rússia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Ele é de Santo Antônio da Platina

Eliseu Baena (fotos e vídeo)  acompanhou seis Copas do Mundo pessoalmente e , neste domingo, dia três, embarcará para a sétima, na Rússia.Estará acompanhado da esposa, Cida.
Apaixonado por esporte e, em especial, o futebol, o engenheiro florestal de 73 anos e um casal de filhos, é residente em Santo Antônio da Platina e tem muitas histórias para contar também nos aspectos turístico, gastronômico e cultural.

A partida que mais tem lembrança positiva foi a de 1982 contra o escrete canarino ganhou de 3 a 1 da Argentina, na Espanha, “foi muito emocionante estar lá com a brasileirada se abraçando”, recorda, comovido. A partida (veja vídeo abaixo) no Estádio de la Carretera de Sarriá, em Barcelona, teve gols de Zico, Serginho e Júnior válida pela segunda fase da competição. Brasil e Argentina estavam no Grupo 3 da segunda fase, junto com a Itália. Com a vitória, a Seleção eliminou os hermanos do Mundial.

Filho da saudosa dona Laura Baena, líder da igreja Metodista no Norte Pioneiro, Eliseu chegou a atuar profissionalmente no Clube Atlético Platinense, e em times de Curitiba(Sete de Setembro, América, entre outros), pela lateral esquerda ou direita, além de futsal.

                                                    
A primeira Copa foi em 1978, na Argentina, no Estádio Monumental de Núñez, do River Plate,contra a Holanda, chamada de Carrossel. Kempes abriu placar no primeiro tempo, e o título da Argentina parecia encaminhado com o 1 a 0. No entanto, aos 37 da segunda etapa, a Holanda empatou com Nanninga,indo para a prorrogação.Mas, Kempes fez outro tento e Bertoni cravou o terceiro.

Depois, em 1982, em Barcelona. Na sequência, em 1990, na Itália .Ele ficou 20 dias antes num camping em Portugal, onde havia morado e trabalhado(Lisboa).
Nos Estados Unidos em 1994 acabou não viajando, no entanto carimbou o passaporte na França,em 1998.

Como fala bem espanhol e acostumado a viajar com um inglês razoável, acabou conhecendo mais de 50 países perto das sedes do Mundial.Por exemplo, ele tomou cerveja no internacionalmente famoso Hofbraushaus, em Munique, na Alemanha, em 2002, na Alemanha, quando o Brasil perdeu no jogo em que o lateral Roberto Carlos se agachou para arrumar o meião e o time sofreu o gol.
Em 2014, acompanhou a Copa no Brasil em Curitiba, na Arena da Baixada(estádio mais moderno da América Latina, pertencente ao Atlético Paranaense) e assistiu o 1 a 1 entre Rússia e Argélia, “um jogaço”, assinala.

                                                            

O Brasil iniciará a primeira fase na Rússia no Grupo E e jogará contra Suíça, Costa Rica e Sérvia.
Com onze cidades-sede, o campeonato será disputado entre 14 de junho e 15 de julho. A edição de 2018 será a primeira realizada no Leste Europeu. A FIFA escolheu a Rússia por causa do aumento do interesse da população local no futebol, graças a investimentos financeiros no esporte, do aumento da importância da Primeira Liga Russa e a migração de jogadores estrangeiros para o país, além da ascensão econômica da Rússia após a dissolução da União Soviética em 1991.

FOTOS E VÍDEO: MARTINHO DE PAULA/ESPECIAL PARA O NPDIARIO

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Comentários

  • Facebook
  • Google Plus

Notícias relacionadas