Museu de Siqueira será reaberto

Ainda não foi nomeado um diretor para o departamento de Cultura e Lazer de Siqueira Campos, porém a boa notícia é que o Museu Joaquim Vicente de Souza(foto) voltará a funcionar normalmente nos próximos dias.

Tendo em vista que, além de turistas, alunos da rede pública e municipal usam o acervo do museu para pesquisas. Obras consideradas raras do pintor, desenhista e escultor Jeferson de Souza são destaques da coleção da unidade.

O artista nasceu em Siqueira Campos, no dia 14 de janeiro de 1932, foi discípulo de Estanislau Traple. Fez estágio no atelier de Francisco Stockinger (entre 1963 e 1969), onde dedicou-se mais intensamente a arte de esculpir. A temática religiosa é uma constante em sua obra desse período (1970 a 1980).

O museu também conta com a “Sala do Café”, onde retrata a história do pioneiro Benedito Antônio dos Santos, que veio da cidade Fartura- SP e desbravou o interior do Paraná iniciando pelo Boqueirão (próximo ao Bairro da Esperança) em 1904 na antiga Colônia Mineira. A biografia de Benedito se funde coma história da região e com o próprio estado do Paraná na produção do café em escala comercial.

Entre as diversas exposições destaca-se “O Rancho Mineiro”, uma réplica da moradia de colonos da segunda metade do século XIX. Construído de forma artesanal em bambu trançado, revestido de barro e coberto de sapé (pau a pique).

Outras exposições permanentes também adornam o museu, como a “Sala de Siqueira Campos” que conta com um acervo escolar e fragmentos de objetos usados pelas famílias de Siqueira Campos, “Sala das Personalidades” tem uma galeria de fotos e pertences do Tenente Antônio Siqueira Campos. Já a “Sala do Mobiliário” tem um amplo acervo de mobiliário e louças de época das famílias locais. Assim como os ambientes já citados, o museu conta também com a Sala da Religiosidade, Sala da História/Fragmentos, Sala das Cédulas e Moedas etc(Texto e foto: Isaele Machado).

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.