Argila fomenta oportunidades em Ribeirão do Pinhal

Parcerias entre prefeitura, Senar e Sindicato Patronal

A Prefeitura de Ribeirão do Pinhal por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Sindicato Patronal e Senar(Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) promoveram nesta semana o curso de artesanato em argila. O curso oferecido gratuitamente visa fomentar a geração de renda por meio do artesanato que também resgata e valoriza aspectos históricos e econômicos da região.

A instrutora do Senar, Cleide Ferreira Mattos, formada em Educação Artística, Artes Plásticas e com especialização em Geociências aplicadas ao Meio Ambiente, explica que o curso valoriza o trabalho artesanal e matéria-prima local. “O objetivo é ajudar aos produtores locais a aproveitar ao máximo a matéria-prima da região se capacitando em uma nova atividade que pode ser aplicada como uma terapia e até aumentar a renda da família, criando peças úteis para si ou para comercialização”.

Segundo a instrutora o curso tem uma carga horária de 64 horas, divididas em duas etapas. Durante essa semana acontece a primeira etapa e no final de setembro será fase de finalização das peças. Faz parte do conteúdo do curso diversas técnicas de modelagens manuais, processo de queima dos materiais, arte e decoração final. Os alunos vão inclusive receber informações sobre a extração da argila com uma visita ao local onde é retirada a matéria-prima e também aprender a confeccionar o forno para preparo das peças, de forma que possam reproduzi-lo onde desejarem propagar a ideia.

O secretário municipal de Assistência Social, Carlos Alexandre Braz, informa que neste primeiro curso promovido pela prefeitura para trabalho em argila foram abertas 15 vagas, preenchidas rapidamente, mas a previsão é da formação de novas turmas em breve.

Os alunos do curso estão animados. A aposentada Maria de Lourdes dos Santos Tareto acredita que é uma terapia, mas também espera vender o trabalho que produzir. “Nós estávamos precisando de um curso assim, que é muito bom para distrair e criar peças lindas para nossa casa e quem sabe até vender e ganhar um dinheirinho”.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.