Curso de olericultura orgânica em Santo Antônio da Platina

Com 40 agricultores certificados 

Nesta semana, dias 27, 28 e 29 de março o Neat (Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios) da Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) realizará o segundo Curso de Olericultura Orgânica do Norte Pioneiro para os profissionais do Instituto Emater da unidade regional de Santo Antônio da Platina.

A formação vem ao encontro da necessidade de aumentar o atendimento aos agricultores que desejam produzir com manejo orgânico, ou seja, sem o uso de agrotóxicos.

Olericultura é a área da horticultura que abrange a exploração de hortaliças e que engloba culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos, frutos diversos e partes comestíveis de plantas.

Agricultor de Ribeirão Claro mostra,com orgulho, a placa que recebeu para colocar na entrada da propriedade

A abertura será com o Engenheiro Agrônomo Rogério Macedo (à direita na foto abaixo com Maurício), coordenador do Neat e também com o Engenheiro Agrônomo, Maurício Castro Alves, gerente da Regional de Santo Antônio da Platina, que apresentarão a proposta de ampliação de produtos orgânicos na Região Norte Pioneiro.

Entre os temas ofertados no curso estão: implantação e manejo das culturas de tomate, pimentão, pepino, morango, folhosas, raízes e tubérculos na agricultura orgânica; Sistemas Agroflorestais como estratégia de geração de renda; Canais de comercialização; Organização e processo de aquisição de alimentos da agricultura familiar; e Certificação orgânica;

O Neat trabalha com a política pública de certificação de produtos orgânicos, Paraná Mais Orgânico, que presta assistência técnica e auxilia todo o processo de certificação de forma gratuita para o agricultor familiar. Atualmente o Paraná Mais Orgânico, em parceria com a Emater está com 40 agricultores certificados na região.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.