Empresa busca petróleo no NP

A Global Serviços Geofísicos Ltda – empresa de pesquisas comerciais, biológicas e físicas localizada no Rio de Janeiro – está atuando no Norte Pioneiro(Santa Cecília do Pavão, Bandeirantes e Ribeirão Claro,por exemplo, e outras serão visitadas nos próximos dias).A empresa, que possui capital norte-americano,foi contratada pela ANP – Agência Nacional do Petróleo – para realizar pesquisa sísmica na Bacia Sedimentar do Paraná, que abrange municípios dos estados do Paraná e São Paulo.
Com caminhões faz a emissão de ondas sonoras que penetram nas camadas mais profundas do subsolo e possibilitam a produção de imagens para identificar se há fontes de hidrocarbonetos, como petróleo e gás.
De acordo com a assessoria de Imprensa,a área de prospecção abrange 267 municípios, incluindo 90 cidades nas regiões paulistas de Assis, Marília e Ourinhos e 177 paranaenses nas imediações de Paranavaí, Maringá, Londrina(incluindo Norte Pioneiro como Joaquim Távora e Siqueira Campos) e Guarapuava.
A Global foi contratada em 2015 por meio de licitação pública e atende às exigências do Plano Plurianual de Estudos de Geologia e Geofísica da ANP, um programa de aquisição sistemática de dados geológicos e geofísicos para aumentar o conhecimento das bacias sedimentares de novas fronteiras. Os recursos financeiros são originários do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC).
O trabalho de coleta de dados deverá ser realizado até o final deste ano. Em seguida, as informações serão processadas e entregues pela empresa até o final do contrato, previsto para se encerrar em outubro de 2017.
A empresa, que presta serviços para a Petrobrás, é a líder em coleta de dados sísmicos na América Latina e oferece equipamentos de ponta para os serviços, que funcionam como um ultrassom na medicina e possibilitam “enxergar” o que existe nas camadas mais profundas das formações geológicas.
Os caminhões especiais emitem vibrações (ondas sonoras) em pontos predeterminados ao longo das rodovias estaduais PR-431 PR-218 e PR-092, sem causar danos à infraestrutura ou ao meio ambiente. As ondas atravessam as rochas e chegam às camadas internas da terra, onde são refletidas e retornam para a superfície e captadas por equipamentos denominados geofones. A partir do tempo de viagem das ondas sonoras e posterior tratamento dos dados, são geradas imagens do subsolo.
As imagens possibilitam identificar e rastrear as camadas rochosas adequadas para a geração e acumulação de petróleo ou de gás natural.

guru2 guru1

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.