Ficafé completa dez anos em Jacarezinho

Será realizada em outubro na cidade

Em 2017, a Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé), realizada em Jacarezinho, completa dez anos. O evento ocorrerá entre os dias 4, 5 e 6 de outubro e oferecerá aos visitantes 120 horas de conteúdo, 28 workshops, palestras e laboratórios de experimentação, além de 30 sessões de cupping(forma de medicina chinesa usada para tratar a dor crônica com  ajuda de copos). A expectativa é que a feira, ambientada no Centro de Eventos da cidade, receba aproximadamente quatro mil visitantes de três países.
O consultor e gestor do projeto Cafés Especiais do Sebrae/PR, Odemir Capello, afirma que cerca de 100 produtores levarão lotes diferenciados dos grãos para serem degustados pelos visitantes durante os três dias de feira. Aproximadamente 50 expositores de máquinas, equipamentos e insumos participarão desta edição da Ficafé. Além de uma programação extensa, que inclui palestras, painéis, oficinas, visitas guiadas, haverá o já tradicional leilão e o 5º Concurso Sabores do Norte Pioneiro do Paraná.
“A Ficafé vem crescendo e se tornando um evento importante para a cafeicultura paranaense. É uma feira de negócios, que dita tendências na região, traz compradores de fora e dá visibilidade ao projeto Cafés Especiais do Sebrae/PR”, observa Capello. Com o tema “Ficafé 10 anos”, o evento abordará nesta edição, além dos cafés especiais, foco principal da feira, a importância da diversificação da produção. Para isso, apresentará aos produtores de grãos alternativas de plantio como forma de complementar a renda e garantir a produtividade das propriedades ao longo do ano todo.
O chefe do núcleo regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) em Jacarezinho, Fernando Emmanuel Gonçalves Vieira, explica que a cafeicultura é uma atividade com ciclo bianual e a diversificação da propriedade rural é uma necessidade para que o agricultor tenha uma renda mensal ou semestral. “Vamos trabalhar em duas áreas, a fruticultura e a avicultura”, aponta. Segundo ele, a Ficafé se consolida como fórum de debate, comercialização e aprendizado. “Na histórica edição de 10 anos, a feira receberá o 15º Concurso Qualidade Paraná, promovido pelo governo do estado”, acrescenta.
Este ano, os produtores, técnicos e visitantes terão a chance de participar de uma das oficinas de torra de cafés especiais, promovidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O supervisor regional e coordenador das ações do Senar nos municípios do Norte Pioneiro, Arthur Piazza Bermagimi, conta que um especialista de Minas Gerais vai ministrar o curso, de meio período, durante a Ficafé. “Como diferentes aspectos do café de qualidade já são abordados por outras instituições na feira, o Senar vai contribuir ao disseminar conhecimentos sobre a torra”, explica.
Bermagimi destaca a importância da feira e do projeto Cafés Especiais para a região. “A produção de café passa por uma série de transformações e o projeto prepara os produtores para essas mudanças, promove um resgate econômico, histórico e social da cafeicultura no estado”, descreve. O gerente regional da Emater, Mauricio Castro Alves, diz que a entidade vai promover diversas oficinas gratuitas durante o evento, entre elas a de degustação comentada de cafés especiais. “A Ficafé tem o papel de promover a cafeicultura regional e a participação de várias entidades contribui para o sucesso do projeto”, avalia.
Ficafé 2017
A Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé) foi criada com o objetivo de ser a vitrine dos cafés especiais produzidos na região. O evento é realizado anualmente em Jacarezinho. Neste ano, a Ficafé ocorre de 4 a 6 de outubro no Centro de Eventos de Jacarezinho. Durante este período, produtores e compradores de café estarão reunidos para rodadas de negócios, e poderão conferir uma exposição de máquinas e equipamentos para a cafeicultura, degustar cafés especiais, participar de workshops, palestras e estreitar relacionamentos com os membros dessa importante cadeia produtiva. A visitação é gratuita.

A Ficafé 2017 é uma realização do Sebrae/PR, Acenpp, Cocenpp, Indicação de Procedência do Norte Pioneiro do Paraná, com apoio da Prefeitura Municipal de Jacarezinho, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Governo do Paraná, Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Associação dos Municípios Norte Pioneiro (Amunorpi), UTZ Certified, Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus Jacarezinho, nucoffee, Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Norte Pioneiro (AEANP), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural, BUNN, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Vonder, Syngenta, Emater, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Cocamar.

O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, criado na década de 1970, é a instituição que mais entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País.

No Estado, conta com 6 regionais, 13 escritórios, e chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, consultorias, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas. Soluções com foco em ambiente de negócios, educação empreendedora, empreendedorismo e gestão, empresas de alto potencial e potencialização, liderança e startups.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.