Governadora recebe o G7 e reforça diálogo com o setor produtivo

Cida mantém o diálogo aberto com todos os setores da sociedade

A governadora Cida Borghetti recebeu na noite desta segunda-feira (28), no Palácio Iguaçu, os dirigentes empresariais que formam o G7, fórum que reúne todos os segmentos do setor produtivo do Paraná. O tema do encontro foi a paralisação dos caminhoneiros.

Cida reforçou a disposição do Governo do Estado em manter o diálogo aberto com todos os setores da sociedade para amenizar os efeitos da paralisação dos caminhoneiros no Paraná. “Estamos conversando com todos os setores para conseguir encontrar soluções para a questão do transporte de produtos”, afirmou.

Chegamos a esse acordo e nós vamos manter a nossa parte; avançamos em muitos pontos para poder tranquilizar a população e vamos analisar com cuidado todas as questões apresentadas”

Em relato ao grupo de empresários, a governadora destacou que o diálogo já possibilitou várias conquistas neste momento de crise. “Acredito que precisamos exaurir o diálogo para tentar minimizar os impactos para toda a população”.

O grupo empresarial foi formado pelos presidentes das federações das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo; da Agricultura (Faep), Ágide Meneguetti; das Cooperativas (Fecoopar); José Roberto Ricken; do Comércio (Fecomércio-PR), Darci Piana; das Empresas de Transporte de Cargas (Fetranspar), Sérgio Malucelli; das Associações Comerciais e Empresariais (Faciap), Marco Tadeu Barbosa; e da Associação Comercial do Paraná (ACP), Gláucio Geara.

No encontro, os empresários apresentaram demandas e preocupações do setor produtivo, entre elas a diminuição do movimento no comércio, a falta de combustível e a liberação do tráfego de caminhões carregados de alimentos perecíveis e de insumos para a avicultura. “O momento é muito confuso e está afetando todo o setor produtivo”, afirmou o presidente da Fecomércio e coordenador do G7, Darci Piana.

Cida explicou que, na tarde desta terça-feira, o Estado conseguiu acordo com lideranças dos caminhoneiros para o desbloqueio de cargas de combustível e insumo para a produção de ração animal, além do transporte de um milhão de litros de leite que estavam paradas nas rodovias. “Os caminhões que forem identificados com o adesivo da Defesa Civil devem ter passagem nos bloqueios. Enfatizamos o que significa a movimentação de produtos para cada cadeia produtiva para que não haja mais transtornos”, declarou a governadora.

Ela lembrou que o Estado já acordou com os representantes do movimento grevista que os caminhões credenciados pela Defesa Civil terão trafego livre pelo Paraná. “Chegamos a esse acordo e nós vamos manter a nossa parte”, afirmou, lembrando medidas como a redução da base de cálculo do ICMS sobre o óleo Diesel no Estado e a isenção da cobrança de tarifas sobre o eixo suspenso, conforme determina a Medida Provisória editada pelo governo federal. “Avançamos em muitos pontos para poder tranquilizar a população e vamos analisar com cuidado todas as questões apresentadas”, destacou.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.