AMP apóia Programa de Manejo

O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Santo Antônio do Sudoeste, Ricardo Ortina, participou hoje, em Curitiba, do lançamento do Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná. O lançamento foi formalizado por meio de decreto assinado pelo governador Beto Richa e pelo secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.
Com o apoio da iniciativa privada, o programa busca a mobilização e conscientização dos produtores rurais para que cumpram suas obrigações de cuidar e preservar o solo e a água. A iniciativa também atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU (Organização das Nações Unidas). “A AMP fará o que for possível para garantir que o programa tenha êxito, já que a agricultura é o motor do desenvolvimento nos municípios”, comentou Ortina.
Para Beto Richa, o cuidado com o solo e a água garante a sustentabilidade da principal atividade econômica do Estado. “Essa iniciativa visa o desenvolvimento mais acentuado do Paraná. Não é um programa de governo, mas de Estado, diante da grande importância que ele representa para a agricultura, que é a base da nossa economia e que tem salvado a balança comercial brasileira”, afirmou.
Três frentes
O programa está sendo estruturado para ser executado em três frentes: capacitação, pesquisa e estímulo de boas práticas com os agricultores. “Será um alerta ao produtor de que ele deve plantar e gerar renda com a atividade, mas não pode descuidar do uso correto do solo e da água para manter a fertilidade natural de nosso Estado para as gerações futuras”, afirmou o secretário Norberto Ortigara.
Além disso, as ações já existentes do programa de Conservação de Solos em Microbacias serão integradas à iniciativa lançada hoje. O programa é promovido pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e pelo Emater em 300 microbacias do Estado, com financiamento do Banco Mundial. “A ideia é que essas microbacias sejam unidades de referência para os agricultores nas regiões”, explicou Ortigara.
Para disponibilizar assistência técnica suficiente para o aumento da demanda prevista, o Senar/Fetaep (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, da Federação da Agricultura do Estado do Paraná) vai capacitar mais de dois mil técnicos, em todas as regiões, com cursos a distância e presencial. A capacitação terá duração de 300 horas e os agrônomos serão patrocinados pela entidade.

Projetos

Os técnicos serão capacitados para elaborar os projetos técnicos individualizados, de acordo com as necessidades de cada propriedade. As técnicas de conservação serão recomendadas para atender as carências identificadas no diagnóstico nas áreas. Assim, essas técnicas implicam em uso adequado de agrotóxicos, adoção de rotação de culturas, plantio direto, plantio em nível, terraços, proteção e conservação de nascentes, dentro outras práticas.
Além disso, o produtor terá que cumprir com as obrigações do Código Florestal, como a legislação existente na manutenção de mata ciliar e reserva legal e formação de áreas de preservação permanente. O projeto técnico vai dizer exatamente o que será necessário executar, conforme características da área e da cultura ou criação instalada na propriedade.
Pesquisa forte
Outra linha de ação do Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná será a pesquisa. As entidades participantes do programa vão se cotizar e disponibilizar um total de R$ 15 milhões para financiamento de pesquisas práticas e que cheguem ao produtor de forma ágil. Os recursos são provenientes da Rede Paranaense de Agropesquisa e Formação Aplicada, criada pelo Governo do Paraná para incentivar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica para o setor agropecuário no curto, médio e longo prazo. A rede facilita o compartilhamento dos ativos das universidades estaduais e institutos de pesquisa no Estado do Paraná, devendo envolver mais de 4 mil pesquisadores dessas instituições, entre doutores e mestres na área científica, em benefício da agricultura paranaense.
O programa terá um Conselho Consultivo, composto por entidades representativas do setor rural, que apontarão as grandes diretrizes. Fazem parte desse conselho as Secretarias de Estado da Agricultura e Abastecimento e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Faep/Senar, Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Copel, Itaipu Binacional, Sanepar, Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha, Associação Paranaense de Planejamento Agropecuário, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná, Emater e Iapar.
Haverá, ainda, um comitê gestor, com a participação de seis entidades do setor público e da iniciativa privada: Emater, Iapar, Faep, Fetaep e Ocepar, sob a coordenação da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, além de uma secretaria executiva do programa.
Participaram da solenidade de lançamento o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Bonetti; o diretor administrativo do BRDE, Orlando Pessuti; os presidentes da Sanepar, Mounir Chaowiche; da Fetaep, Ademir Muller; da Ocepar, José Roberto Ricken; da Adapar, Inácio Kroetz; da Emater, Rubens Ernesto Niederheitmann; o superintendente do Paraná do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gil Bueno de Magalhães, e o deputado estadual Pedro Lupion.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.