Paraná terá maior crescimento entre principais economias do País

Quinta maior economia do País

A economia paranaense deve crescer 1,7% em 2017, bem acima do Brasil, que deve ter um avanço bem mais tímido, de 0,5%. O Paraná também deve registrar o maior percentual de crescimento entre as maiores economias do País. Os dados são de um estudo do banco Santander, que projeta o desempenho econômico das 27 unidades da federação em 2017.

São Paulo, maior economia do País, deve seguir a média brasileira, com alta de 0,5% no Produto Interno Bruto (PIB). Minas Gerais deve ter aumento de 0,8%, Rio Grande do Sul de 1,5% e Rio de Janeiro deve ter queda de 1,4%.

De acordo com o estudo, os maiores crescimentos econômicos devem vir de Estados com economias menores e fortemente influenciados pelo agronegócio, como Mato Grosso (5,1%), Maranhão (3,1%), Mato Grosso do Sul (2,4%) e Goiás (2,2%).

Em valores absolutos, a soma de riquezas dos quatro estados chega a R$ 421 bilhões, de acordo com a última edição do caderno Contas Regionais, divulgado no final do ano passado pelo IBGE em parceria com institutos estaduais de estatística. O Paraná sozinho soma R$ 348 bilhões.

Quinta maior economia do País, o Paraná vem, desde o ano passado se saindo melhor que a média brasileira e dos Estados que ocupam o topo do ranking econômico do País. Em 2016, a economia paranaense teve queda de 2,4%, uma retração menor do que a média nacional, que foi de 3,3%.

FIM DA RECESSÃO – No primeiro semestre de 2017, a economia do Paraná confirmou a tendência de retomada e apurou crescimento de 1,6% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes).

O PIB do Brasil teve variação nula no primeiro semestre, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.