Wenceslau Braz é primeiro município 100% LED do Paraná

Paulo Leonar falou sobre assunto em evento de eficiência energética

O prefeito de Wenceslau Braz, Paulo Leonar (PP), foi um dos palestrantes do 1º Encontro Paranaense de Eficiência Energética, evento realizado pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) nestas quarta e quinta-feira (11 e 12) em Curitiba.
Como Wenceslau Braz é o primeiro município com iluminação pública 100% LED, graças a uma parceria com a Copel, o prefeito pode explanar as vantagens e a melhoria da qualidade de vida da população com uma iluminação mais forte, resistente e econômica.
“Pudemos expor a nova realidade que Wenceslau Braz vive no quesito iluminação pública. Foi um projeto trabalhoso, que exigiu bastante de toda nossa equipe, mas que teve um resultado espetacular, muito bem aceito por toda a população e que só traz vantagens ao município”, assinalou.

                   

A substituição das lâmpadas “comuns” pela LED teve início no começo de novembro e já está praticamente concluída. Todos os bairros da zona urbana foram beneficiados, assim como as duas vilas rurais que existem no município e alguns outros pontos da zona rural.
“Graças a essa parceria com a Copel a nossa população hoje vive um conforto e uma segurança à noite muito maior. Principalmente nos bairros, a diferença é muito grande. E é uma questão muito benéfica ao município, porque já em curto prazo o investimento é todo recuperado com a economia que as lâmpadas LED trazem, já que consomem menor energia e tem uma vida útil grande”, detalhou o chefe do executivo.

É muito benéfica porque em curto prazo o investimento foi todo recuperado com a economia que as lâmpadas LED trazem, já que consomem menor energia e tem uma vida útil grande

O evento teve como objetivo divulgar e expor ações práticas e soluções voltadas à eficiência energética e à conservação de energia para o setor elétrico e facilitar o contato entre empresas de engenharia elétrica e potenciais clientes e parceiros.
O encontro possuiu apoio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e da Copel e foi direcionado tanto à empresas dos setores energético, comercial e industrial ou consultores profissionais da área de eficiência energética como alunos, professores, servidores, pesquisadores e membros da comunidade interessados na temática e na economia de energia elétrica.

Na língua portuguesa, a palavra LED significa diodo emissor de luzTrata-se de um componente eletrônico capaz de emitir luz visível transformando energia elétrica em energia luminosa. Esse processo é chamado de eletroluminescência.

primeiro LED foi criado em 1963 pelo engenheiro e inventor Nick Holonyak e era capaz de emitir apenas a cor vermelha. Com o passar dos anos e com o desenvolvimento da tecnologia, novas cores de LED foram desenvolvidas. Diferentemente do laser, o LED não emite luz monocromática, mas sim uma faixa pequena de determinadas cores.

Os LEDs são feitos de materiais semicondutores. Substituindo alguns dos seus átomos por outros em um processo chamado de dopagem, é possível controlar a cor emitida pelo dispositivo. Confira os exemplos a seguir: Esses dispositivos normalmente operam com tensões elétricas entre 1,5 V e 3,3 V. Os LEDs brancos, também conhecidos como RGB (do inglês, redgreen e blue) são formados por três LEDs: um vermelho, um verde e um azul.

Atualmente, é comum encontrar televisores que utilizam a tecnologia LED em seus painéis. Essa popularização deve-se a alguns fatores, como:

  • Baixo consumo de energia elétrica, em relação às lâmpadas convencionais incandescentes e as lâmpadas fluorescentes;
  • Alto rendimento, ou seja, baixa dissipação de energia;
  • Essa tecnologia é produzida com materiais semicondutores, como o silício, causando menos impactos na natureza do que as tradicionais lâmpadas de mercúrio;
  • Vida útil mais longa, podendo ultrapassar facilmente 100 mil horas de uso.

Tendo em vista tais qualidades, é possível perceber que optar por lâmpadas de LED pode ser uma escolha interessante para a iluminação pública e residencial, pois elas são capazes de trazer mais economia e menos desgaste ambiental.

 

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.