Professor Zezão e Romanelli assinam convênio de microbacias

Em Santo Antônio da Platina

Será assinado no final da tarde desta sexta-feira, dia 18, o Termo de Convênio número 242/2018 entre a Seab (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento) e o município de Santo Antônio da Platina. Será no Gabinete do prefeito platinense Professor Zezão Coelho (PHS).
O valor é de R$ 199.632,00 para Ações de Saneamento Rural (fossas sépticas), recuperação e proteção de nascentes, proteção da Mata ciliar e unidades Agro-silvo-pastoris.

                                  

A iniciativa integrará o Programa de Microbacias do Governo do Paraná. Será beneficiada toda a área do Ribeirão Bonito.
Estarão presentes,além do prefeito, o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSB),que viabilizou o convênio,o chefe do Núcleo da Seab de Jacarezinho, Fernando Emmanuel, e o secretário municipal de Agricultura, Luis Carlos da Silva, entre outros.

Microbacia Hidrográfica é uma área geográfica delimitada por divisores de água (espigões), drenada por um rio ou córrego, para onde escorre a água da chuva.
Do ponto de vista físico é uma unidade geográfica delimitada por uma rede de drenagem (córregos) que deságua em um rio principal. Não se diferencia da definição de bacia hidrográfica, podendo até ser classificada como uma pequena bacia. A questão é que a microbacia está associada à realização de programas de desenvolvimento sustentável, tendo como beneficiários diretos comunidades rurais.

Esta unidade geográfica consubstanciou tais programas, inicialmente idealizados por técnicos da extensão rural publica do Paraná, nos idos de 1978. Um dos fatores motivadores foi a dificuldade de se planejar a intervenção em bacias hidrográficas, com toda a sua complexidade e infinitas variáveis sócio-econômicas e ambientais. Assim, os programas de microbacias nasceram se contrapondo ao gigantismo da bacia, já naquela época preocupados em solucionar a crescente degradação das terras e a conservação dos rios, principais fontes de insumos no meio rural.

 

 

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.