UENP dá curso de Olericultura Orgânica em Santo Antônio da Platina

Para atender produtores da região

O Neat (Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios) da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) Campus Luiz Meneghel, realizou, semana passada, o segundo Curso de Olericultura Orgânica do Norte Pioneiro para os profissionais do Instituto Emater da unidade regional de Santo Antônio da Platina.

A formação veio ao encontro da necessidade de aumentar o atendimento aos agricultores que desejam produzir com manejo orgânico.

A intenção foi capacitar produtores, que visam mudar seu sistema de produção, preservando a saúde e a segurança, praticando, assim, uma agricultura menos agressiva ao meio ambiente e obtendo um produto saudável. Pois tanto consumidores quanto produtores têm se preocupado em buscar alternativas que viabilizem uma produção que resgate os objetivos principais da atividade agrícola – a produção de alimentos.

A abertura contou com a participação do Coordenador estadual de olericultura da Emater, Paulo Hidalgo, coordenador do Neat, Rogério Macedo e de Maurício Castro Alves, gerente da Regional de Santo Antônio da Platina

Segundo o engenheiro Agrônomo Maurício Castro Alves, gerente da Regional de Santo Antônio da Platina, o curso foi destinado para os 14 técnicos envolvidos em um projeto para desenvolver a agricultura orgânica no intuito de qualificar e requalificar estes profissionais para levar a informação de qualidade para os produtores.

O profissional lembrou que a regional conta com 34 agricultores certificados, 54 em processo de certificação, uma associação com unidade de processamento certificada, além de uma cooperativa de orgânicos. A expectativa é dobrar estes números. “Os números provam que temos o potencial de produzir orgânicos, de criar novas associações e cooperativas e o mercado está favorável, já que empresas estão procurando a nossa região para comprar orgânicos”, assinalou o agrônomo.

O coordenador do Neat, engenheiro agrônomo, Prof. Dr. Rogério Macedo, avaliou que o curso foi elaborado com temas estratégicos para que os extensionistas da Emater consigam atender e orientar os produtores. “Tivemos palestras sobre tecnologias orgânicas, mercado, certificação, enfim temas que tragam a segurança necessária para que os técnicos possam passar para os agricultores e trazer aqueles que fazem o manejo convencional (com uso de agrotóxicos) para o orgânico”, destacou.

Dentre os temas ofertados no curso estão: implantação e manejo das culturas de tomate, pimentão, pepino, morango, folhosas, raízes e tubérculos na agricultura orgânica; Sistemas Agroflorestais como estratégia de geração de renda; Canais de comercialização; Organização e processo de aquisição de alimentos da agricultura familiar; e Certificação orgânica;

O Neat trabalha com a política pública de certificação de produtos orgânicos, Paraná Mais Orgânico, que presta assistência técnica e auxilia todo o processo de certificação de forma gratuita para o agricultor familiar. Atualmente o Paraná Mais Orgânico, em parceria com a Emater e o Tecpar está com 40 agricultores certificados na região.

As palestras teóricas aconteceram na Emater SAP e as práticas em propriedades rurais de Santo Antônio da Platina e Jacarezinho

O professor lembrou que produtos orgânicos são aqueles livres de qualquer tipo de agrotóxicos, adubação química, sementes transgênicas dentre outros contaminantes. Eles são qualificados como: Socialmente Justo, Economicamente viável, e Ecologicamente Sustentável. Para garantir que este produto atende as normas da Legislação do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) este agricultor recebe um certificado e só então os produtos podem ser comercializados com selo do SisOrg (Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica).

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.