Andirá recebe projeto Contação de Histórias

Para mil crianças que estudam na rede pública municipal de Andirá a semana começará com uma programação especial. Nos dias 23 e 24, atores do Teatro de Tábuas apresentam aos alunos a história “A menina e o pássaro encantado”, de autoria do pedagogo e escritor Rubem Alves (1933-2014). Por meio do Circuito Cultural Duke Energy, o projeto Contação de Histórias está circulando em escolas da região da Bacia do Paranapanema.
Além de contar a história para as crianças de cinco a dez anos, em sessões de manhã e à tarde, o projeto também oferece workshop para professores, no período noturno, abordando o processo criativo da contação, contribuindo no desenvolvimento dessa técnica e estimulando o seu uso no cotidiano escolar.
Em Andirá, os estudantes serão atendidos com dez sessões no Cine Teatro São Carlos. Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Sirlei Maria de Freitas Aguiar, o espetáculo se soma às ações de contação e leitura, já desenvolvidas pelo município. “A contação de histórias contribuiu no processo de ensino-aprendizagem, fortalecendo o desenvolvimento infantil, a socialização e o respeito. Recebemos diversas atrações culturais proporcionadas pela Duke Energy e estamos ansiosos para esta nova apresentação”, diz.
Este é o terceiro ano consecutivo que a Duke Energy, por meio da Lei Rouanet,patrocina o projeto Contação de Histórias, do Teatro de Tábuas, com o objetivo de atender cidades paranaenses e paulistas vizinhas das oito hidrelétricas sob a sua concessão no rio Paranapanema.
De acordo com André Guimarães, gerente de Responsabilidade Social da Duke Energy, nesta edição o projeto visitará 35 cidades da Bacia do Paranapanema até a primeira semana de julho. “Em 2014, ‘A lenda da Gralha Azul’ foi contada a 13,5 mil crianças em 34 municípios. Já no ano passado, o público de ‘Os segredos do rio’ foi de 16,6 mil alunos em 30 cidades. Ficamos muito satisfeitos com esse alcance do projeto”, comenta.

Sobre a Obra

“A menina e o pássaro encantado” é uma tocante história sobre emoções e momentos sempre presentes em nossas vidas: amor, despedidas, saudades, reencontros, alegria e tristeza. Rubem Alves – que a escreveu após ver uma criança chorando ao se despedir de alguém – brinca com as palavras para tocar fundo o coração. O autor, que também é filósofo e teólogo, foi parceiro do Teatro de Tábuas que faz, neste ano, esta homenagem como forma de reverência e gratidão.

Contação de Histórias (2) Contação de Histórias

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.