Andirá debate Comunicação

Os servidores da prefeitura de Andirá, que integram o grupo de alunos do curso de capacitação continuada em Educomunicação, participaram recentemente, de mais um módulo de debates.
Dessa vez sobre como inserir o setor como ferramenta dinamizadora dos processos de inter-relação dentro dos espaços de trabalho onde estão inseridos, com o objetivo de melhorar os atendimentos à população e os relacionamentos no ambiente de trabalho.
Profissionais de diversas secretarias estão participando do curso, conhecendo um pouco mais sobre como funcionam os vários mecanismos de comunicação, como: site, rádio, jornal, fanzine, jornal mural, fotografia e audiovisual. Todo o debate tem como aporte a teoria da Educomunicação, teoria organizacional e oficinas de produção de mídia e comunicação interpessoal.
O tema do encontro foi Educomunicação Socioambiental, um dos módulos do curso. A coordenação das explanações foi compartilhada. Primeiro, o engenheiro agrônomo da secretaria municipal de Agricultura de Andirá, Cléber Pavanelli, falou sobre as leis aprovadas sobre educação ambiental, expôs uma análise situacional dos desafios da área na comunidade e deu sugestões de proteção ambiental. Outra palestrante da noite foi a bióloga Talita Rocha, que coordena os trabalho de coleta seletiva do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE). Ela fez alertas importantes sobre a necessidade de sensibilização da população quanto a defesa do meio ambiente, falou dos trabalhos desenvolvidos pelo setor na comunidade e deu dicas de coleta seletiva.
O terceiro a expor foi o jornalista e secretário municipal de Comunicação Social da Prefeitura, Tiago Silvio Dedoné, coordenador do Projeto Educom. Ele falou sobre os fundamentos, áreas de aplicação e metodologias da educomunicação socioambiental. “O objetivo é proporcionar informações sobre a realidade situacional de Andirá quanto às questões do meio ambiente e sugerir ações que possam ser desenvolvidas dentro dos setores para melhorar a ampliação das informações, de forma coletiva e democrática, com o objetivo de conscientizar a população sobre o tema”. O curso de capacitação, que está na segunda fase (a primeira aconteceu em 2015) tem 10 módulos de oficinas e termina no dia 1º de julho. Os alunos já estão cumprindo as horas extras de práticas no setor, produzindo o projeto de conclusão do curso. No final de julho será feita a apresentação das aplicações em cada setor, destacando as metodologias desenvolvidas, as produções e os objetivos alcançados.
Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.