Educom mobiliza servidores em Andirá

Esta terça-feira, dia 21, foi marcada por muito trabalho, debates, pesquisas e produção para os alunos do curso de formação em Educomunicação de Andirá, promovido pela prefeitura, por meio da secretaria municipal de Comunicação Social e com parceria com todas as demais Secretarias do governo. Os profissionais das áreas de Viação e Serviços Públicos / Defesa Civil / Agricultura e Meio Ambiente se reuniram na sede da secretaria de Agricultura para apresentar os cronogramas das atividades e o que já produziram para o Vídeo Documentário e o trabalho de Fotografia Documental que estão elaborando sobre Educomunicação Sócio Ambiental. Os conteúdos coletados norteiam-se sob óticas diferentes – relacionados à cada secretaria – mas sob o mesmo tema: Meio Ambiente. Esta já é a terceira reunião de pauta do grupo. No último sábado, dia 18, eles passaram a tarde em várias regiões da zona rural, detectando e registrando as situações da Mata Ciliar e Nascentes. Também aproveitaram para plantar árvores.

Outra reunião que aconteceu nesta terça-feira foi dos servidores que compõem a secretaria municipal de Administração. Eles estão produzindo um Jornal Mural / Jornal Impresso – direcionado aos funcionários – / Boletim On Line. Esta já é a quarta reunião de pauta dos profissionais que apresentaram os avanços das produções.
Na Escola Municipal Ana Nery, os alunos do Educom também realizaram um encontro de pauta. Esta é a segunda reunião de elaboração do video documentário sobre o tema “Inclusão e Diversidade”. Na Casa Lar (órgão coordenado pela secretaria municipal de Ação Social) as duas funcionárias que estão participando do curso de capacitação estão empolgadas com o Jornal que estão produzindo. Aliás, até o projeto que deveria ser a última fase da produção, já está sendo elaborado.
No Patrimônio Nossa Senhora Aparecida se reuniram mais servidores da prefeitura, alunos do curso, formando um grupo grande para elaborarem, todos juntos, um video documentário sobre o tema da luta contra a dengue. Profissionais da Escola Municipal do Campo Arco Iris, do Centro de Educação Infantil do Campo Nossa Senhora Aparecida, além de profissionais da secretaria de Viação e Serviços Públicos e Administração, que atuam no bairro, se organizaram com a produção do cronograma de atividades e definição dos conteúdos.
Em todas as áreas do governo de Andirá há servidores alunos do curso de capacitação em Educomunicação. Por isso, há um grande projeto de integração sobre o tema acontecendo simultaneamente, destacou o secretário municipal de Comunicação Social, Tiago Silvio Dedoné, coordenador do Projeto Educom. “Está muito bacana esta ação de formação, detecção das necessidades de ampliação de ecossistemas comunicacionais nos setores e proposição de ações que dinamizem as relações e tornem os espaços públicos mais dialógicos. Esse é o conceito da educomunicação e acreditamos que pode sim propiciar mecanismos para que os servidores melhorem os coeficientes comunicacionais internos e com a população atendida”, concluiu. Todos os dias há alguma atividade de produção ou reunião de planejamento em Educomunicação acontecendo em algum órgão municipal. Nesta quarta-feira, dia 22, acontece a finalização da segunda fase de formação. Nesta ocasião, os servidores municipais apresentarão os trabalhos realizados em cada setor, com cada público alvo, destacando as ferramentas usadas, metodologias de aplicação, produtos desenvolvidos e se os objetivos de ampliação dos ecossistemas comunicacionais foram alcançados. “Os servidores de cada área farão uma apresentação do processo e mostrarão as produções, elencando os desafios a serem superados e os objetivos já alcançados. A reunião de todas as áreas será no Cine Teatro São Carlos e marcará a finalização da capacitação este ano”, destacou o secretário.

educom 002 educom 005 (1) educom 008 (1) educom 0010

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.