NPdiário | Alunos ocupam maior colégio do NP

Alunos ocupam maior colégio do NP

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Dezenas de alunos ocuparam o Colégio Estadual Rio Branco na tarde desta terça-feira,dia 18.É o maior estabelecimento de ensino do Norte Pioneiro.
Ana Maria de Araújo Martins,ouvidora do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho, e a diretora do colégio, Ana Maria Valdivieso, explicaram didaticamente as responsabilidades dos estudantes no salão nobre, mas as duas foram literalmente expulsas na sequência.A líder Lygia Oliveira é uma das que coordenam as ações.
O grupo pretende pernoitar no local pelo menos até sexta-feira,dia 21.
A pretensa reunião se transformou praticamente numa assembleia.
Os alunos dizem saber das responsabilidades, alegam ter autorização dos pais e garantem ter consciência das consequências de uma eventual reintegração de posse, que pode acontecer ainda esta semana com a presença da Polícia Militar.As  mais “velhas” têm 18 anos e são do curso de Formação de Docentes.
Professores, a maioria nervosos, também estavam no encontro, assim como uma conselheira tutelar e integrantes do Conselho Escolar, mas não houve vandalismo ou agressões físicas.
Um outro grupo mantém presença no Colégio Estadual Dona Moralina Eleutério.À tarde, eles atenderam a reportagem, porém se mostraram irritados porque o npdiario usou, numa das matérias, a palavra “invasão”, termo que não aceitam por se tratar, como afirmam, de ocupação.Também estão cientes das consequências do ato e acreditam estar lutando pela valorização da Educação se posicionando contrários à reforma do Ensino Médio e à proposta da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 241 que limita os gastos do governo no segmento.
Na região, há uma ocupação em Siqueira Campos,três em Ibaiti,uma em Guapirama(Colégio David Carneiro, segundo o aluno Kléber Albano)e quatro em Jacarezinho: Colégios Luiz Setti,José Pavan,Anésio de Almeida Leite e Rui Barbosa.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Comentários

  • Facebook
  • Google Plus

Notícias relacionadas