Norte-pioneirenses ganham viagens para Nova Zelândia

Iniciativa de premiação é da secretaria de Educação do Paraná             

A estudante platinense Caroline Maria Silva Baptista (fotos sozinha e com a família) , estudou até o ano passado na Escola Estadual Santa Terezinha, de Santo Antônio da Platina. Foi neste estabelecimento de ensino que a menina bonita de de 14 anos, se esforçou e, nesta terça-feira, dia 23, teve a recompensa.

Os nomes dos 100 estudantes da rede estadual de ensino, incluindo Carol, classificados para participar do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo foram divulgados nesta terça. Cada um deles representa um município diferente do Paraná e embarcará para a Nova Zelândia no segundo semestre deste ano.

A garota é filha de Flávia (secretária do Colégio Estadual Tiradentes) e Rodrigo Baptista (ex-gerente da agência local do Banco do Brasil e atual gerente de vendas da Extinorpi) e irmã das estudantes Gabrielle e Evelin (todos na foto abaixo).

A família agradece a todas os professores, pedagogas, funcionários e a Direção da Escola Estadual Santa Terezinha.

Nenhuma descrição disponível.

 

A seleção, que tinha como critério avaliativo as notas e a frequência durante o ano letivo de 2020, ocorreu em duas etapas. Na primeira, foram classificados 363 estudantes, cada um representando um dos 399 municípios do Estado — os outros 36 não tiveram inscritos que se enquadrassem em todos requisitos para a seleção. Já na etapa final foram classificados os 100 estudantes com as maiores notas.

Os selecionados do Norte Pioneiro, além da Carol,  foram: Samuel Zanatta (C.E Maria F. Souza de Barra do Jacaré),Vitória Aparecida dos Santos Barbosa (E.E Francisco I Oliveira de Tomazina), Maria Clara Forastieri Bonoto (C.E João M. da Silveira de Quatiguá), Maria Luiza Bordgnon Godoi (C.E Sagrada Família de Siqueira Campos), Amanda Adão Souto (C.E Miguel Dias de Joaquim Távora), Kaio Vitor de Souza Santos (C.E Stella Maris de Andirá), Milena Guedes Carvalho (E.E Castro Alves de Pinhalão), , Luiz Ricardo da Silva (C.E Marcílio Dias de Itambaracá), Matheus Henrique Furtado (C.E David Carneiro de Guapirama) e Isabella Beatriz Buzatto Moreira Bueno (C.E Paulo Mozart Machado de Uraí).

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou a oportunidade de transformação da vida dos estudantes da rede pública. “É um programa que premia aqueles alunos que se dedicam aos estudos e que oferece uma oportunidade marcante na vida deles, que é passar um tempo estudando em outro país. É mais uma das transformações que aplicamos na educação do Paraná”, ressaltou.

 

“É uma oportunidade incrível que o Estado está oferecendo a esses estudantes. Além de uma excelente vivência acadêmica e de aprendizado da língua inglesa, vai ampliar o repertório cultural para toda a vida”, acrescentou o secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder.

O edital ressalta que em virtude da pandemia o programa poderá sofrer alterações, caso ocorra o fechamento de fronteira e alteração do calendário escolar do país de destino.

SELEÇÃO – Puderam participar do processo seletivo estudantes que ingressaram no Ensino Médio na rede estadual do Paraná em 2021. Também era necessário ter cursado os anos finais do Fundamental (6º ao 9º ano) na rede pública do Paraná e ter entre 14 e 17 anos e meio na data de embarque.

A seleção dos intercambistas foi feita pela média de notas e frequência. O estudante deveria ter média maior ou igual a 7,0 em todas as matérias e frequência maior ou igual a 85%. Para chegar à pontuação final foram somadas as médias de todas as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) cursadas em 2020, no 9º ano.

INGLÊS – Para preparar melhor os estudantes selecionados, um curso de inglês on-line será ofertado em parceria com as universidades estaduais vinculadas à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Na semana passada a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) divulgou os editais de homologação dos bolsistas aprovados para as vagas de Tutor e Orientador Pedagógico do curso de ensino de inglês a distância, que será ministrado pelo Paraná Fala Inglês. O processo seletivo foi realizado em nível estadual para estudantes de graduação e profissionais graduados na área de Letras/Inglês das sete universidades estaduais do Paraná.

Nova Zelândia É um país insular no sudoeste do Oceano Pacífico formado por duas massas de terra principais  e por numerosas ilhas menores. É notável por seu isolamento geográfico: está situada a cerca de 2000 km a sudeste da Austrália através do mar da Tasmânia.

A Nova Zelândia é desenvolvida, pacífica e em prosperidade econômica, tendo toda a proteção das liberdades civis e dos direitos políticos. Suas cidades também são consideradas as mais habitáveis do mundo.

A população da Nova Zelândia é de quase cinco milhões de habitantes, sendo predominantemente urbana, com 72% da sua população vivendo em 16 áreas urbanas principais e 53% vivendo nas quatro maiores cidades de Auckland , Christchurch , Wellington e Hamilton. Cidade mais populosa é Auckland e a capital Wellington.

 

O curso vai acontecer ao longo deste primeiro semestre de 2021 em formato auto-instrutivo, baseado em desafios que consideram a perspectiva da aprendizagem por vivência social e cultural. O curso tem, ao todo, seis módulos de 40 horas cada um, totalizando 240 horas.

DESPESAS– Os gastos com a documentação necessária para a viagem e itens essenciais durante o semestre letivo no exterior serão custeados pela Secretaria da Educação e do Esporte. Os custos incluem emissão de passaportes e vistos, exames médicos e vacinas, passagens aéreas e terrestres, transporte, hospedagem, seguro viagem e saúde, além das despesas vinculadas à parte acadêmica, como taxa de matrícula, tradução juramentada da documentação escolar, mensalidade da escola, material didático e uniforme.

O intercambista também receberá uma ajuda de custo mensal de R$ 800. Serão seis parcelas da bolsa-intercâmbio, sendo a primeira (bolsa-instalação) para cobrir despesas iniciais na chegada, e as demais repassadas mês a mês.

Confira a lista dos alunos selecionados por ordem de classificação.

Saiba mais sobre o programa de intercâmbio em http://www.ganhandoomundo.pr.gov.br/

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.