Educação de Ibaiti faz formação

Representantes das instâncias responsáveis para o Monitoramento permanente e Avaliação periódica dos Planos Municipais de Educação dos municípios jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação de Ibaiti participaram, nesta semana, da “Formação para as Comissões Coordenadoras e/ou Equipes Técnicas do processo de Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação em 4 Etapas”, organizada pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, por meio do Núcleo Regional de Educação de Ibaiti, em conjunto com a União dos Dirigentes Municipais do Paraná (UNDIME/PR) e a Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC).

O evento aconteceu nas dependências do Centro Estadual de Educação Profissional Seiji Hatanda, em Ibaiti. A Cerimônia de Abertura, na manhã dia 16, contou com a presença da Chefe do Núcleo Regional de Educação de Ibaiti, professora Arlete Korovisk dos Santos, do Assistente Técnico Luiz Antonio Wahl, do Coordenador Estadual do Programa PNE em Movimento, João Reis, do Presidente da Undime/PR e Presidente Interno da UNDIME da Região Sul, Professor Celso Augusto Souza de Oliveira, da Avaliadora Educacional e Ouvidora do Núcleo Regional de Educação de Ibaiti, Edna Aparecida Pinheiro, e autoridades políticas de Ibaiti, Japira, Figueira e Conselheiro Mairinck.

Apresentações culturais de escolas municipais, estaduais e conveniadas deram um brilho especial ao evento nos dois dias de formação. A Escola Municipal Leônidas Ferreira de Mello do município de Ibaiti apresentou o Coral Canto da Alegria. A Escola Maria Bonfim, do município de Tomazina, com a peça teatral Dom Quixote, premiada no Festival Estadual Nossa Arte, materializou a beleza deste clássico da literatura universal.O encerramento das apresentações ficou por conta do Colégio Estadual Julia Wanderley, do município de Jaboti, com a apresentação Quadrilha Flashdance.

Para a professora Andreza Cristina Mendes, do município de Conselheiro Mairinck: “O evento foi um sucesso por ter alcançado seu objetivo, além de que, na prática sensibilizou os participantes por meio das degustações culturais ofertadas por nossos jovens estudantes, que, não podemos desconsiderar, são os mais interessados na efetivação dos Planos Municipais de Educação de seus municípios, para que haja uma educação emancipadora e de excelência”.

A Formação incluiu palestras sobre o PNE em Movimento e Financiamento da Educação – Fundeb, ministradas, respectivamente, pelos professores João Reis, Coordenador Estadual do Programa PNE em Movimento e pelo professor Celso Augusto Souza de Oliveira, Presidente da Undime/PR e Presidente Interno da UNDIME da Região Sul, que gentilmente priorizaram nossa região em detrimento de outras para participarem deste relevante evento e compartilharem seus conhecimentos e experiências com o PME.

A Formação teve como base a metodologia descrita no Caderno de Orientações para Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação, do Ministério da Educação. Na ocasião, foram desenvolvidas as seguintes oficinas: Parte A da Ficha de Monitoramento de Notas Técnicas; Parte B da Ficha de Monitoramento de Notas Técnicas; Apresentação do site Plano Nacional de Educação (PNE) em Movimento; Indicadores e Preenchimento da Parte C da Ficha de Monitoramento de Notas Técnicas; Avaliação dos PMEs; e Agenda de Trabalho da Comissão Coordenadora. Sob coordenação da Avaliadora Educacional do NRE de Ibaiti, professora Edna Aparecida Pinheiro.

Para Maria de Fátima B. Nogueira, Secretária Municipal de Pinhalão: “Como sempre ocorre com cada de nós, a cada evento adquirimos mais conhecimento. E assim ocorreu comigo. Mesmo tendo passado por todas as etapas do Plano Municipal de Educação de meu município, esta Formação me trouxe a segurança de como ocorrerá a sistemática de avaliação do Plano, por isso foi significativo e importante esse evento”.

pqa2 pqa1

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.