SAP tem único afinador de piano do Norte Pioneiro

Valdemir Paulino de Oliveira(fotos) é o único afinador de pianos do Norte Pioneiro.A exótica profissão é exercida há 11 anos após curso feito em São Paulo, na Escola Fritz Dobbert. Ele atendeu a reportagem trabalhando,afinando o Essenfelder pertencente ao Colégio Estadual Tiradentes,que comemorará 60 anos no mês que vem com várias atrações,incluindo uma audição.
O profissional conta que o piano é um instrumento de corda derivado do cravo – mais antigo e menos versátil – e é composto por peças de madeira que são cobertas por um material macio (geralmente feltro). As teclas ao serem pressionadas acionam um martelo que toca nas cordas esticadas, presas à estrutura do corpo e as deixa soar livremente, produzindo o som pela vibração das cordas, criando as notas musicais como ouvimos.
Por possuir muitas notas é impossível afinar utilizando harmônicos, pois o piano tem uma série de cordas para cada nota no decorrer da escala. Se alguém tentar afiná-lo com tons inteiros,não será possível. No começo até funciona bem, mas seis notas depois, quando deveria chegar na suposta oitava.Esse tipo de ajuste técnico é feito por Valdemir em toda região.
São 224 cordas e 61 notas(88 teclas) compostas de três sons,”mesmo que não seja utilizado, o ideal é afinar no mínimo uma vez por ano”,detalha,orientando que o cupim é o pior “inimigo” do instrumento e a aplicação de venenos deve ser criteriosa,pois pode causar danos internos irreparáveis.
O piano ainda reage a temperaturas,”dependendo do clima,dilata ou se contrai”, explica, didaticamente.A maioria tem as peças verticais e só os de calda são horizontais.
Ele reside em Santo Antônio da Platina e é casado com Nara Cintra, que também é musicista. Valdemir ainda ministra aulas de instrumentos de corda,como bandolim,violão,violino e cavaquinho e toca em cerimônias,como casamentos.

Os telefones de contatos para quaisquer serviços são: (43) 3534-4140, 9923-1069(Tim),9921-2636(Tim) e 8408-5445(Vivo).

valdemir2 valdemir1

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.