Postura errada no uso de celulares pode criar geração de corcundas, diz especialista

Problemas na coluna e pescoço

O engenheiro Luiz Antonio Rossafa fez visita de cortesia ao npdiario neste final de semana, em Santo Antônio da Platina.Na oportunidade, discorreu sobre sua especialidade, a Ergonomia,que consiste no conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações entre seres humanos e máquinas.E fez um alerta sério sobre o uso de celulares(smartphones), “com o tempo vamos criar uma geração de corcundas”, disse, com o semblante sério.
Os resultados a curto prazo são incômodos nos olhos,braços e ombros.São cada vez mais comuns os casos de “text neck” – “pescoço de texto” em tradução livre -, dores na cabeça ligadas a tensões na nuca e no pescoço causadas pelo tempo inclinado em uma posição indevida para visualizar a tela do celular.
De tanto flexionar e inclinar a cabeça para frente e para baixo da tela do celular, é criada uma pressão intensa nas partes frontais e traseiras do pescoço.

Para evitar danos ao corpo, a postura correta pede cabeça erguida e braço levantado para facilitar a visualização do conteúdo em tela, como na primeira figura do esquema abaixo. O peso suportado pelo pescoço de acordo com a inclinação da cabeça está representado em libras.


Esse problema pode se agravar e, em alguns casos, pode levar a uma condição conhecida como nevralgia occipital.
É uma condição neurológica em que os nervos occipitais – que vão do topo da medula espinhal até o couro cabeludo – ficam inflamados ou lesionados. Ela pode ser confundida com dores de cabeça ou enxaqueca.
A tendência é ter esse problema quando se usa muito tablets, laptops ou smartphones, começando a sentir uma tensão na parte da frente do pescoço e uma fraqueza na parte de trás dele.


A dor pode ser intensa, como se o pescoço estivesse “queimando”, e começa na base da cabeça, se estendendo por toda a parte superior, no couro cabeludo.
Geralmente, as dores começam na parte de trás da cabeça, no nervo occipital, mas às vezes elas ficam localizadas mais na parte da frente, acima dos olhos.Com o passar do tempo, a coluna acaba com lesões sérias.
É grande a possibilidade de um disco estar irritando um nervo (provavelmente ciático).Na infância e adolescência, desenvolvemos vícios posturais que na fase adulta podem se estruturar em problemas de postura que com o tempo passam a gerar dores musculares e ser necessária até mesmo cirurgias,”às vezes demora, mas a falta de postura vai cobrar o preço”,adverte o especialista, aconselhando: “O ideal é usar menos, ou então mudar a postura, com o corpo ereto e o aparelho na
A propósito, Iphone é apenas uma marca, enquanto Smartphone é a tecnologia na qual encontramos várias marcas como o próprio iphone 5 (Apple), Moto G III (Motorola), Galaxy S5, Galaxy A7 (Samsung), Nexus 5 (LG), Zenfone 5 (Asus) e muitos outros modelos que surgem rapidamente no mercado.Esse termo se originou a partir do grego ‘ergon’, que significa “trabalho”, e ‘nomos’, que quer dizer “leis ou normas”.

Rossafa veio a Santo Antônio da Platina para uma palestra na Fanorpi/Uinesp.Ele foi Professor e diretor da UENP(Bandeirantes);Consultor em Laboratórios de Análise de Solo,Consultor em Assistência Técnica de Cooperativa Agrícola, Conselheiro estadual e federal no Conselho Estadual e Federal de Engenharia Arquitetura e Agronomia – (Crea/Confea); Presidente do CREA-PR por duas gestões, diretor de Gestão Corporativa e Diretor de Engenharia da COPEL.
Atualmente,é ergonomista em Empresa da Família e Produtor Rural (avicultura),Professor convidado da Universidade Positivo, em Curitiba e sócio da Empresa BIO APRIMORAMENTO (especializada em Treinamento/Ergonomia).
Ele estava acompanhado do gerente Regional do Crea (Londrina), engenheiro elétrico Edgar Matsuo Tsuzuki,do engenheiro agrônomo Luiz Augusto de Medeiros, mais conhecido por ‘Saru’ que é vice-presidente da Associação Platinense de Engenharia e Agronomia de Santo Antônio da Platina (Apla),do engenheiro Civil Nelson Luiz, e do comunicador Jeferson Oliveira.
Rossafa também comentou sobre a importância da ergonomia na construção civil, nas fábricas etc.
O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano, gerando o bem-estar do trabalhador e consequentemente aumentando a sua produtividade.
No âmbito das ciências econômicas, a ergonomia consiste na área que aborda tópicos relacionados com o contexto moderno de trabalho, especialmente na economia industrial. Dois temas cruciais no âmbito da ergonomia são a segurança no trabalho e a prevenção dos acidentes laborais.

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.