Programa Agrinho em Cambará

Professores das Redes Municipal, Estadual e Particular de Cambará iniciaram na quarta-feira, 22, no Espaço Cultural Nilza Furlan, a capacitação para o “Programa Agrinho 2017”, com a presença da secretária municipal da Educação e Cultura e vice-prefeita, Cláudia Batista.
O Programa, uma iniciativa da FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), tem como objetivo promover a qualidade do Meio Ambiente, da Saúde e da Cidadania, e ligar o campo e a cidade.
Em Cambará, o Programa foi disponibilizado pela primeira vez em 2010, na segunda gestão do prefeito José Haggi Neto, através de convênio entre Prefeitura e Sindicato Rural local.
De acordo com Tânia Nardoni, do Sindicato Rural de Cambará, o primeiro passo anual do Programa, é a capacitação dos professores que trabalharão com os estudantes, nas categorias desenho e redação, e ainda os profissionais que apresentam experiências pedagógicas.

O segundo passo é a distribuição do material didático que ocorre a partir de abril. O passo seguinte é a entrega dos trabalhos prontos no mês de agosto. No mês de setembro ocorre o anúncio dos trabalhos selecionados em todo o Estado. Em 2017, a premiação estadual para os trabalhos vencedores, ocorrerá no dia 30 de outubro.
Cambará tem Premiação Diferenciada – O Sindicato Rural de Cambará, desde os primeiros anos da realização do Agrinho, promove no mês de novembro uma premiação especial aos melhores trabalhos classificados nas categorias desenho, redação e experiência pedagógica, que envolve todas as escolas participantes e professores. Este incentivo a mais, tem motivado a comunidade escolar, que em 2011 tive trabalhos concorrendo aos primeiros lugares na premiação estadual, e em 2016, a professora da Rede Municipal de Ensino, Renata Carla da Silva ficou em 3ª lugar na categoria experiência pedagógica no Paraná, com o trabalho denominado “Agricultura Familiar, eu Curto”.

A experiência foi premiada com um carro zero quilômetro. “A participação no Programa Agrinho vem crescendo ano após ano no município”, informa o presidente do Sindicato Rural, Aristeu Sakamoto. “Em 2016 tivemos cerca de 800 trabalhos inscritos. Em 2017, nossa expectativa é ultrapassar mil inscrições”, diz o presidente.
A capacitação dos professores foi realizada pela instrutora do SENAR/PR, Divanilde Alves Arias. O tema da capacitação foi a Metodologia da Pedagogia da Pesquisa.
O “Agrinho” é considerado o maior Programa de Responsabilidade Social do Sistema Faep/Senar/sindicato. Uma iniciativa reconhecida internacionalmente por diversos especialistas em educação, e que hoje está sendo praticado em diversos Estados brasileiros(Texto e foto: Graça Maria).

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Categorias e tags
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.