NPdiário | Eleição para prefeito e vereador será no dia 15 de novembro

Eleição para prefeito e vereador será no dia 15 de novembro

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

PEC será promulgada nesta quinta-feira em Brasília 

Com o apoio da maioria dos partidos, deputados aprovaram o adiamento das eleições municipais para novembro. A Proposta de Emenda à Constituição, já aprovada no Senado, será promulgada nesta quinta-feira, dia dois. Com isso passa a valer a nova data do pleito deste ano.

Inicialmente prevista para 4 de outubro, a eleição será realizada em 15 de novembro no primeiro turno e 29 de novembro no segundo.Os deputados derrubaram o trecho que permitia ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) escolher uma data alternativa para municípios que no dia do pleito não tenham condições sanitárias adequadas para a votação.

No Paraná, haverá segundo turno nos municípios com mais de 200 mil eleitores:  Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. No país todo, serão 92 municípios.

Até 16 de setembro, os partidos devem escolher os candidatos por meio das convenções; e até 26 de setembro, serão aceitos os registros dos candidatos. Também em 26 de setembro, está autorizado o início da propaganda eleitoral, inclusive na internet. Até 27 de outubro, as legendas deverão detalhar os gastos com o Fundo Partidário, e até 15 de dezembro prestar contas ao Tribunal Superior Eleitoral.

Já as regras no dia da eleição, como ampliação de horário, serão definidas pelo TSE.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Comentários

  • Facebook
  • Google Plus

Notícias relacionadas