Logística reversa melhora coleta seletiva em Ribeirão Claro

E reforça defesa do meio-ambiente

A partir de 2019, a prefeitura de Ribeirão Claro iniciou a separação de embalagens plásticas pós-consumo descartadas diariamente no município. Após a triagem feita por marca, as empresas responsáveis pelos recipientes foram notificadas para providenciarem o recolhimento do material, em cumprimento à lei 12.305/2010, que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O trabalho é coordenado pela Secretaria de Turismo e Meio Ambiente e conta com o apoio do prefeito Mário Augusto Pereira.Logística Reversa, também conhecida como inversa, é a área da logística com foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, visando o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais e a preservação ambiental.

A separação das embalagens está sendo feita mensalmente por marca, e as empresas Pepsico e Parati já foram acionadas extrajudicialmente para coletarem o material referente a produtos comercializados por elas, como Minueto, biscoito Coquetel,  Cheetos, Doritos e Gatorade.

Aguardam o recolhimento embalagens de extrato de tomate, milho em conserva, ervilha em conserva, sucos, bolachas, macarrão e salgadinhos. Os recipientes das duas empresas somados chegam a quase 15 mil unidades e não são recicláveis.

Além do recolhimento das embalagens para destinação, as duas empresas ainda devem executar o pagamento da coleta feita pela prefeitura. A Política Nacional de Resíduos Sólidos também determina a logística reversa de embalagens de agrotóxicos, óleos lubrificantes, embalagens em geral, lâmpadas, medicamentos, pilhas e baterias, pneus e produtos eletroeletrônicos.

Ribeirão Claro está sendo precursor na notificação de logística reversa no Paraná, fato que rendeu destaque em reunião sobre o assunto no início do mês, em Curitiba. Na ocasião, cerca de 200 pessoas, incluindo autoridades, prefeitos e representantes do Ministério Público, associações e cooperativas de catadores de lixo. A iniciativa integra o programa de Coleta Seletiva reativado pela atual gestão com o objetivo de tornar o município referência em coleta, triagem e destinação de lixo.

 

 

 

 

 

 

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.