Circuito Acorrenorpi Running reuniu mais de 300

Foi realizada na manhã do último domingo, dia 18, nas Avenidas Oliveira Motta e Palma Rennó, em Santo Antônio da Platina, o “1º Circuito Acorrenorpi Running”, promovido e organizado pela Associação dos Corredores do Norte Pioneiro (Acorrenorpi), com início às 8h20min. A largada aconteceu em frente à Escola Estadual Santa Terezinha subindo até 100 metros próximos ao Shopping, descendo a Avenida Oliveira Motta, completando todo o trajeto de ida e volta da Avenida Palma Rennó com chegada à frente da Escola. O percurso foi de seis quilômetros e a caminhada de 3 km e, ainda, ocorreram às provas curtas da Corrida Kids.
Antecedendo a largada masculina e feminina simultânea, o profissional de Educação Física, Lucas Cruz Naider(Zin)realizou aquecimento físico através de danças aeróbicas e descontraindo os participantes.
Segundo um dos organizadores do evento, o contador e atleta Carlos Dropa, mais de 300 pessoas participaram da caminhada e corrida além de crianças e adolescentes. “Ficamos muito otimistas com a realização desta promoção, a primeira, mas com a convicção de que demos um pontapé inicial para um futuro cada vez mais esperançoso de que os platinenses e pessoas de diversas localidades se envolvam ainda mais com a atividade esportiva, se engajem em alguma modalidade que lhe agrade, lhe faça bem e proporcione saúde e satisfação, é o que desejamos”, enalteceu Dropa que teve em torno de 50 parceiros da Acorrenorpi envolvidos direta e indiretamente na organização do Circuito.
Na classificação geral masculina, o primeiro lugar foi para o atleta profissional de Assis (SP), Cezidio Neto, de 28 anos, que correu pela equipe Acorremar/Caixa completando o percurso de seis quilômetros em apenas 18min39s; ele participa de provas em todo o Brasil. Em segundo lugar ficou Elessandro Aparecido Oliveira, 41 anos, da equipe Doe Órgãos/Grupo Bizungão, com o tempo de 19min.

E, em terceiro lugar, Aparecido Gonçalves Fonseca, 34 anos, da equipe Eduardo Atleta, com o tempo de 19min45s. Acompanha esta matéria a lista dos 10 primeiros classificados no geral nas categorias masculina e feminina e a classificação completa por categoria, masculina e feminina. O gari e corredor platinense, João Batista dos Santos, 45 anos, que tem conquistado importantes classificações ao longo dos últimos anos, ficou em 10º lugar no geral com o tempo de 20min21s. E, em sua categoria, de 45 a 49 anos, ficou em primeiro lugar.
No feminino geral, a atleta Susane de Araújo Martins, 27 anos, da equipe Londrina Caixa, obteve a primeira colocação com o tempo de 23min51. Completou os 6km e conquistou o segundo lugar a competidora Ana Cláudia C.V.P. Cosmos, 25 anos, da equipe Tucanos, com o tempo de 25min19s. E, a terceira colocada foi a platinenseTatiéle Cristina Tomba, 26 anos, da equipe anfitriã, Acorrenorpi, com o tempo de 26min43s.
No momento da premiação, que ocorreu na quadra de esportes da Escola, a Acorrenorpi fez algumas homenagens, como para a saudosa atleta Verônica, de Nova Fátima, que faleceu recentemente e era uma competidora muito dedicada; ela foi representada pelo esposo que recebeu um troféu.

Outro homenageado com troféu foi o corredor, senhor Jairo, da equipe ‘Pé Vermelho’, de Apucarana, pela dedicação. Corredores com mais idade, como Irson Arantes da Silva (64 anos) e José Ferreira de Andrade (73 anos), também receberam como homenagens, um troféu cada um, por sempre estarem treinando, competindo e conquistando pódios. “Para nós, presenciarmos pessoas com mais de 70 anos participando e competindo, isso não tem preço”, disse Dropa. A organização também fez a entrega de premiação para os três melhores colocados, masculino e feminino, da equipe Acorrenorpi que não pegaram pódio.
Os competidores participantes representaram entre outras localidades, os seguintes municípios: Arapoti, Ponta Grossa, Cornélio Procópio, Maringá, Londrina, Apucarana, Barra do Jacaré, Andirá, Cambará, Bandeirantes, Itambaracá, Arapongas, Ibiporã, Santo Antônio da Platina, ambos no Paraná. E, do Estado de São Paulo participaram corredores de: Manduri, Sarutaia, Cabrália, Theodoro Sampaio, Tupã, Assis e Ourinhos. Muitos participantes doaram caixinha de leite que foram entregues para projeto social da Pastoral da Saúde, da Igreja Católica platinense.
A Acorrenorpi agradeceu as empresas patrocinadoras e colaboradoras que tornaram possível a realização do evento. Todos os inscritos ganharam um kit do qual constava camiseta e um chip para que a organização controlasse o tempo de cada atleta. A empresa contratada para receber inscrições pela internet e controlar o tempo de chegada através do chip, foi a Streetracebrasil, de Assis (SP).

Todos os participantes ganharam medalha e foram entregues troféus para os cinco primeiros de cada categoria e prêmios em dinheiro.
A organização contou com a presença e apoio de médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, socorrista, unidades móveis do Samu e Ambulância, Polícia Militar, eletricista, Secretaria Municipal de Saúde, Didi Transportes, atiradores do TG 05-004 sob o comando do Chefe de Instrução, Subtenente Elvandir ‘Machado’ Taugen; equipe de som, equipe de limpeza e guarda volume, Uenp, Unopar, Unimed e npdiario.

Ao completarem o percurso os competidores recebiam as medalhas e tinham à disposição, para hidratação,água, banana e maçã. No trajeto da corrida teve ponto de entrega de água.
“Nosso objetivo foi estimulara ação solidária, destacando a importância dessa atitude para a construção de uma sociedade mais justa, menos desigual e mais humana. Se junta a isso a necessidade cada vez maior do incentivo à prática do exercício físico visando o combate à obesidade, stress e por fim agindo como prevenção de doenças, fortalecendo a saúde”, enfatizou Carlos Dropa que ainda agradeceu, em nome da Acorrenorpi, todas as equipes participantes e a diretora da Escola Estadual Santa Terezinha, Irmã Faustina Biernaski.
Na rede social foram muitos os comentários elogiando o evento que ocorreu no último domingo, dia 18, no centro de Santo Antônio da Platina e que reuniu mais de 300 competidores de diferentes idades e em torno de quatrocentas pessoas assistindo as diversas categorias da corrida e a atividade de caminhada. “Tudo foi bem organizado para receber os atletas. Sentimos a satisfação de cada um pelo evento, principalmente às crianças, por isso, incentivemos a prática do esporte em todas as idades”, conclui Carlos Dropa, um dos organizadores do 1º Circuito Acorrenorpi Running.

Texto: Jornalista Fábio Galhardi/Especial para o npdiario
Fotos: Divulgação/Thannillo Araújo/Marcela Calixto/Vinícius Corsini

Você terminou a leitura
Compartilhar essa notícia
Escrever um comentário

Últimas notícias

Pesquisar

Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.